Artigo de professor de química do IFG Câmpus Valparaíso está presente em uma das mais prestigiadas plataformas de publicação da área
Conheça mais sobre a investigação desenvolvida e o link para acessar na íntegra

Imagina uma molécula que pode ajudar a identificar células cancerígenas ou ainda melhorar eficiência energética de uma placa solar? O professor de química do IFG Câmpus Valparaíso Flávio Sanches juntamente a pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás investigaram a molécula de Benzotiadiazol, que possui entre as suas propriedades o bioimageamento (bioluminescência e fluorescência), material fluorescente, célula solar entre outras.
A pesquisa desenvolvida foi divulgada em uma das principais plataformas de publicações de química do mundo, a ACS Publications, que reúne um catálogo de periódicos científicos, entre eles o Journal of Chemical Information and Modeling (JCIM), no qual o artigo foi publicado e no qual será a capa da edição que ainda está em finalização, mas já é possível ter acesso a pesquisa desenvolvida por meio do link: pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jcim.4c02414, denominada: "Integrating Machine Learning and SHAP Analysis to Advance the Rational Design of Benzothiadiazole Derivatives with Tailored Photophysical Properties".

Para a pesquisa, o professor utilizou Inteligência Artificial, por meio de banco de dados e simulações da molécula sobre suas características químicas, inclusive Flávio está neste momento realizando estudos sobre Inteligência Artificial aplicada à Química em um Pós-Doutorado pela UFG. Sobre a importância da publicação, o professor explica: "É muito gratificante contribuir com avanços científicos em escala global e reforçar a cooperação do IFG com instituições internacionais de referência, unindo esforços que impulsionam descobertas significativas para a Ciência".
Além desta pesquisa publicada na ACS Publications dentro do Journal of Chemical Information and Modeling (JCIM), em abril deste ano o professor teve outro artigo também na ACS, mas na revista Inorganic Chemistry, intitulado: "Exploring the Reversible Equilibrium State between ³CS and ³CSS in a Ru(phen)–Naphthalene Diimide Dyad", acesse pelo link: pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.inorgchem.4c05443. Elaborada juntamente a outros pesquisadores, a investigação traz um estudo sobre o complexo de Rutênio que pode ser aplicado em terapias fotodinâmicas.
Sobe ACS Publications, foi realizada ano passado uma parceria entre esta instituição e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-anuncia-parceria-para-acesso-aberto.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso
Redes Sociais