Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas lança o projeto Napne Itinerante
inclusão

Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 18h14 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 17h10

Primeiro encontro foi ontem, no Centro Educacional Pipiripau II, no Distrito Federal

Coordenadora do Napne, Gláucia Mendes, palestra no SED Pipiripau II

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciou março com um projeto que tem o intuito de visitar escolas da região para dialogar com a comunidade sobre inclusão: é o Napne Itinerante. A primeira visita foi realizada no Centro Educacional (CED) Pipiripau II, nesta quarta-feira, e hoje o Núcleo também esteve no Centro de Ensino Fundamental (CEF) São José, na zona rural do Distrito Federal.

Segundo a coordenadora do Napne, professora Gláucia Mendes da Silva, nos encontros, o Núcleo deseja “saber qual é o público atendido, como se dá o atendimento, e também falar sobre o IFG e o trabalho desenvolvido na área”. No CED Pipiripau II, Gláucia Mendes e a pedagoga Áurea Gobira conversaram com os servidores e estudantes do Ensino Fundamental II e Médio, sobre inclusão, cursos e eventos do IFG. “Foi um diálogo proveitoso que estabeleceu laços para futuras parcerias em prol da comunidade estudantil”, afirmou Gláucia.

A agenda já está sendo montada. O Napne fará duas visitas mensais, e as escolas interessadas deverão entrar em contato pelo perfil do Instagram @napne.ifgformosa ou pelo email da coordenadora: glaucia.silva@ifg.edu.br para agendar a data.

Reestruturação

Desde 2023, o Núcleo do Câmpus tem passado por uma reestruturação organizacional e física. No último ano foi realizada a ampliação da equipe para melhor atender os estudantes com necessidades específicas. A equipe conta com dez atuantes no Apoio, sendo oito estagiárias do curso de Pedagogia e dois outros profissionais terceirizados, e ainda com uma assistente em educação escolar inclusiva – pedagoga com experiência em Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Desta forma, os estagiários e profissionais de apoio são orientados pela coordenadora e pela pedagoga Áurea Gobira, que atua com projetos e auxilia na coordenação da equipe, com orientações metodológicas e pedagógicas. Áurea também acompanha os estudantes, dialogando continuamente para diagnosticar o atendimento de apoio, o diálogo com os professores e as adaptações curriculares. “Ela é peça fundamental hoje nesta reestruturação do Napne, pois auxilia na coordenação da equipe, dando mais qualidade de trabalho, e no Departamento de Áreas Acadêmicas, com questões pedagógicas do cotidiano de todos os alunos da Instituição”, enfatizou a coordenadora do Núcleo.

O espaço destinado ao Napne se localiza no primeiro andar do Bloco Acadêmico, próximo à sala dos professores, e passa por transformações. “Fizemos uma roupagem, marcando a sala visualmente com a plotagem da porta”, declarou Gláucia. Além disso, a equipe está mudando a disposição do mobiliário da sala, para que ela tenha mais espaço. De acordo com Gláucia, “a ideia é que a sala tenha uma função mais pedagógica, de atendimento e de acolhida humanizada, não apenas para os estudantes com necessidades específicas, mas também para os servidores e demais alunos e alunas”.

Você conhece o Napne? Acesse aqui a página do Núcleo no site do Câmpus Formosa.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa