Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia) > IFG > Câmpus > Águas Lindas > Notícias do Câmpus Águas Lindas > CPPIR realiza tour afro-brasileiro e indígena em Brasília
Início do conteúdo da página
VISITA

CPPIR realiza tour afro-brasileiro e indígena em Brasília

Publicado: Segunda, 19 de Maio de 2025, 12h05 | Última atualização em Segunda, 19 de Maio de 2025, 14h53

Roteiro proporcionou imersão em narrativas afro-brasileiras e indígenas na formação do país

imagem sem descrição.

A Comissão Permanente de Políticas da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou um tour afro-brasileiro e indígena em Brasília (DF), no último dia 7 de maio.

O grupo, formado pelos integrantes da CPPIR, Marco Antonio Oliveira, Carla Adriana Silva, Daisy Luzia do Nascimento, e Paulo Alves da Silva, em conjunto com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e da licenciatura, iniciou o tour pelo Memorial dos Povos Indígenas, onde puderam conhecer representantes indígenas de diferentes regiões do país e suas culturas.

Em seguida, o grupo percorreu para o Centro de Convivência Negra da Universidade de Brasília (UnB) e almoço no Restaurante Universitário. A próxima parada foi a Praça dos Orixás e a Praça Zumbi dos Palmares, finalizando em frente à Embrapa, na Asa Norte, onde está plantado um baobá, que é celebrado como a “árvore da vida” na cultura africana.

A visita técnica é o encerramento do projeto de pesquisa “Trocar experiências para tecer a igualdade étnico-racial: um intercâmbio Brasil - Moçambique”.

“Foi uma aula de campo, onde os estudantes puderam conhecer mais sobre a ancestralidade e memórias que constituem o povo brasileiro”, declara o presidente da CPPIR do Câmpus Águas Lindas, Paulo Alves da Silva.

"Conhecer esses lugares foi especial e também marcante para a gente poder se apropriar da nossa própria cultura e não deixá-las cair no esquecimento", declara o estudante Raell Astaroth, do segundo ano do curso técnico integrado em Vigilância em Saúde.

 

Veja mais fotos da visita técnica.

 

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página