Recital de Clarineta, Flauta e Piano
Data: 21 de maio | Horário: 10h30 | Local: Teatro do IFG

O Teatro do Instituto Federal de Goiás (IFG), no Câmpus Goiânia, é palco do Recital de Clarineta, Flauta e Piano nessa quarta-feira, dia 21 de maio, às 10h30. Irão se apresentar o clarinetista Johnson Machado, o flautista Richard Lopes e a pianista estadunidense Denine Leblanc.
O programa do recital apresenta o seguinte repertório: POULENC – Sonata para clarineta e piano; FAURE – Fantasia para flauta e piano; F. SCHMITT – Sonata em trio Op. 85 para clarineta, flauta e piano.
O recital é destinado aos alunos da disciplina de Artes e também do curso técnico integrado em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia do IFG. Além desses, demais interessados podem prestigiar o recital.
Sobre os músicos
Pianista Denine Leblanc se apresenta no Teatro do IFG.
Denine Leblanc - A pianista Denine LeBlanc lecionou música por 28 anos na Escola Pública do Condado de Jefferson, até sua aposentadoria do sistema escolar em junho de 2023. De 1978 até seu fechamento na primavera de 2020, lecionou piano no Programa de Música Comunitária da Escola de Música da Universidade de Louisville. Em 2021, a doutora LeBlanc lançou seu quarto álbum, intitulado "God Loves the French", com obras para piano solo e música para flauta e piano, todas de compositores franceses. “For Michelle”, o terceiro álbum de LeBlanc, é um álbum em memória de sua falecida irmã, a renomada especialista em equinos, Michelle LeBlanc. Os álbuns anteriores de Denine LeBlanc, “The Sun Shines Bright” e “Weep no More”, apresentam músicas originais para piano de compositores do Kentucky. Ela se apresentou em concertos tradicionais e contemporâneos nos Estados Unidos, bem como no exterior, na Croácia, França, Alemanha, Hungria, Itália e Polônia. Em 2016, Denine LeBlanc organizou "les six", um sexteto de instrumentos de sopro e piano. O conjunto cria oportunidades para tocar um conjunto de música de câmara raramente executado.
O clarinetista Johnson Machado também se apresentará no Teatro do IFG.
Johnson Machado - Possui doutorado em Clarineta pela The University of Kansas, Mestrado em Jazz com ênfase em Saxofone pela The University of Lousiville, Mestrado em Clarineta pela The University of Miami, Especialização pela UFRJ e Bacharel em Clarineta pela Universidade de Brasília. Estudou, ainda, no Conservatório de Tatuí/SP. É professor da EMAC - UFG desde 2008 lecionando clarineta, saxofone, música de câmara, prática de conjunto e também na parte teórica. Professor do Festival Internacional de Campina Grande/PB. Integrou o grupo Assum Trio/UFG, no qual se apresentou em 2013 na The University of North Texas/EUA e na Sala Cecília Meireles/RJ em março de 2015. Fez a estreia, em 2016, do Concerto para Clarineta do compositor brasileiro Liduino Pitombeira com a Orquestra Sinfônica de Brasília. Em 2018 fez uma apresentação no famoso Conservatório de Milão.
O flautista Richard Lopes também fará sua apresentação no recital no Teatro do IFG.
Richard Lopes - Nascido em 1990 na cidade de São Paulo, Richard Lopes é Bacharel em Música com habilitação em flauta transversal pela Faculdade Cantareira na classe do professor Rogério Wolf e Pós-Graduado em Educação Musical pelo Instituto Educacional – FAVENI. Iniciou seus estudos aos 7 anos de idade com a professora Claudelli Esparrel, e aos 13 anos ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, passando pelas classes dos professores Rogério Wolf e Wilson Resende. Nesse período participou de atividades complementares como Música de Câmara, Coro Jovem, Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil e Orquestra Jovem. Como músico participou de diversos Grupos Sinfônicos sendo eles: flautista da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (2010); flautista Solo da Orquestra de Câmara da USP (2011 – 2017); flautista e piccolista da Banda Sinfônica de Cubatão (2011 – 2017); flautista Solo da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (2015- 2017) e atualmente flautista da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Como professor lecionou na Associação Músicos do Futuro; Conservatório Art Musical; Instituto ACAIA; Professor convidado a licenciar aulas de flauta transversal no I e II Encontro de Música Sacra em Ribeirão Preto (2016 e 2017) e ITEGO Padre Antônio Vérmey – Palmeiras de Goiás. Durante sua carreira foi premiado com 3º lugar no Concurso Jovens solistas da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos em 2015; 2º lugar do Concurso Jovens solistas da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos em 2017 e vencedor do Concurso Jovens Solistas e Regentes do XXII Festival Eleazar de Carvalho (edição virtual) realizado no ano de 2020. Participou do V, VI e VII curso de férias de Inverno em Tatuí; II festival nacional de músicos de bandas sinfônicas e marciais; I festival Eleazar de Carvalho em Itu – Edição Verão; XIV Festival Internacional de Flautistas – São Paulo 2017, Festival Internacional de Musica em casa (FIMUCA 2020) e do XXII Festival Eleazar de Carvalho. Atualmente é Flautista/Piccolista da Orquestra Sinfônica de Goiânia e professor de música da EFG Basileu França.
Serviço
Recital de Clarineta, Flauta e Piano
Data: 21 de maio (quarta-feira)
Horário: 10h30
Local: Teatro do IFG, no Câmpus Goiânia (Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia/GO).
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia
Redes Sociais