Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > SUAP recebe nova atualização
Início do conteúdo da página
SERVIDOR

SUAP recebe nova atualização

Publicado: Segunda, 25 de Maio de 2020, 17h05 | Última atualização em Sexta, 26 de Junho de 2020, 21h27

Trabalho dessa fase de atualização durou 6 meses. Ainda neste ano haverá implantação de novos módulos

imagem sem descrição.

O Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) recebeu, neste fim de semana, uma nova atualização. Foram feitas pequenas mudanças no leiaute, alterando o visual da tela inicial do sistema; inseridas novas funcionalidades; correções de erros e implementação de melhorias.

O trabalho desta atualização do SUAP durou cerca de 6 meses. Além da criação do novo processo de atualização e desenvolvimento, todo o código customizado pelo IFG foi integrado a uma versão mais recente disponibilizada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Confira, abaixo, as principais funcionalidades incluídas nesta atualização.

Tela inicial
Na tela inicial do SUAP, foram inseridas opções de ajuste de tema e contraste de aparência das telas do sistema, conforme a preferência do usuário, bem como informações da sessão de login. Disponibilizado também o acesso as últimas notícias publicadas no Portal do IFG e inclusão de banner. Na tela de login do usuário, agora é possível acessar a página pública de contratos e consultar os processos eletrônicos públicos.

Processo Eletrônico
Neste módulo foram inseridas diversas novas funcionalidades. Qualquer pessoa poderá consultar as informações de tramitação e a relação de documentos incluídos nos processos públicos pela tela inicial do SUAP. Para facilitar o acesso, o menu “Documentos/Processos” foi colocado em nova posição, diretamente no menu raiz.

Também foi adicionada a funcionalidade de distribuição interna de processos, possibilitando ao setor visualizar/marcar os processos que estão pendentes, em atendimento e atendidos.

Foi incluída, ainda, a possibilidade de aplicar rótulos aos processos, bem como atribuí-los aos servidores para indicar os responsáveis por cada um. O setor poderá configurar a distribuição interna dos processos, sendo atribuído automaticamente para o servidor pré-definido por tipo de processo. Nova possibilidade de baixar o processo em arquivo .zip, o que melhora a performance em processos grandes.

Agora o próprio chefe de setor poderá gerenciar quem terá acesso a caixa de processos, criar e operar processos em seu setor. Nova funcionalidade para visualizar os documentos de um processo em uma única página. Possibilidade de solicitação de documentos ou ciência para várias pessoas ao mesmo tempo. Foi implementado o Dashboard dos Processos, com a visualização de quantos processos cada servidor do setor está atuando.

A DTI orienta ao servidor que, caso esteja sem acesso a Caixa de Processos Eletrônicos do setor, solicite a chefia imediata que seja liberado a permissão. O próprio chefe de setor ou de setor superior poderá gerenciar as permissões de criar e operar processos eletrônicos em seu setor ou setores subordinados. Acesse as orientações de como a chefia poderá gerenciar as permissões: https://suap.ifg.edu.br/centralservicos/baseconhecimento/614/ .

A equipe técnica do IFG recomenda aos usuários que, caso a tela do SUAP apresente alguma desconfiguração, pressione as teclas Ctrl + F5 para atualizá-la

Barramento no Processo Eletrônico
Uma das principais novas funcionalidades no módulo de Processo Eletrônico foi permitir o SUAP se integrar à plataforma Barramento PEN. Isso para possibilitar o trâmite de processos entre os diferentes sistemas de processo eletrônico dos órgãos já conectados no Barramento PEN.

Ainda resta a configuração junto ao Ministério da Economia, gestor do Barramento PEN, que será realizada em breve. Mais informações sobre o Barramento PEN podem ser obtidas no link: http://processoeletronico.gov.br/index.php/assuntos/produtos/barramento.

Documento Eletrônico
Nova posição no menu para o Módulo de Documento Eletrônico (Documentos/Processos), facilitando o acesso; tela para o próprio chefe de setor gerenciar as permissões de acesso aos usuários que poderão criar e editar documentos do seu setor; separação das funcionalidades de edição do conteúdo do documento e dos metadados (setor, nível de acesso, etc); agora passou a ser necessário informar a hipótese legal para documentos restritos e sigilosos; possibilidade de cadastro e assinatura de pessoas externas.

Ponto Eletrônico
O chefe de setor poderá fazer a avaliação de frequências em "lote", e no Relatório Mensal Consolidado poderá selecionar os servidores que irão para o documento eletrônico do relatório.

Afastamentos
Foi disponibilizado o Módulo Afastamentos para gestão dos afastamentos dos servidores para Pós-Graduação, facilitando o gerenciamento deste processo pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Frota/Transportes
Foram inseridas as funcionalidades de busca por campo tipo "Texto" na consulta de agendamentos de viagens; a análise da chefia imediata na autorização de uma viagem; a consulta de viagens por passageiros; o controle das revisões dos veículos; e a adição dos campos "câmpus" e "pertence à instituição" no cadastro de Veículos.

Contratos
Adição do campo "Anexo" no momento do cadastro de Contratos (na versão anterior, o anexo só podia ser submetido na edição); novo cadastro de Tipos de Contratos, através de submenu dentro do módulo, permitindo a inclusão de outros tipos como Cooperação Técnica e novo campo no cadastro de Tipos de Fiscais para informar se um fiscal pode ou não gerenciar as medições de outros fiscais.

Cursos e Concursos
Foram implementados dois novos campos: campo de busca por "Campus" na consulta de Cursos e Concursos e campo de busca por "Texto" na consulta de Atividades.

Gestão de Pessoas
Agora é possível exibir organogramas dos setores da instituição.

Central de Serviços
Foi acrescentado o cadastro de Grupo de Interessados.

Para este ano, referente ao SUAP, está em andamento o projeto para implantação do módulo de Pesquisa, do módulo de Plano de Trabalho/Relatório Docente e do módulo de Avaliação de Desempenho, o que já será possível com esta atualização do SUAP.

O módulo de Pesquisa possibilitará o cadastro e gerenciamento dos projetos de pesquisa da Instituição de forma centralizada e integrada com demais dados do SUAP e plataformas do CNPQ. O módulo de Plano de Trabalho/Relatório Docente tornará digital o fluxo de criação e gestão dos planos de trabalho e relatórios docentes. O módulo de avaliação de desempenho/estágio probatório tornará digital os formulários e fluxo entre servidores, chefias e RH de avaliações de desempenho e estágio probatório.

Acesse o SUAP.


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página