Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Primeira etapa das plenárias da revisão do Regimento discute propostas relacionadas à Reitoria do IFG
DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2023, 16h09 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 17h18

O resultado das primeiras votações já pode ser consultado pela comunidade acadêmica. Próxima etapa será realizada entre os dias 9 e 11 de outubro

O Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciou na última semana as plenárias finais da revisão do Regimento Geral. A primeira etapa de discussão das propostas foi realizada entre os dias 4 e 6 de setembro, no Câmpus Aparecida de Goiânia, e teve como foco questões relacionadas à Reitoria. Um ponto importante é que a comunidade acadêmica já pode acessar o que já foi debatido e votado nas plenárias. As próximas discussões estão previstas para 9 a 11 de outubro e 25 a 27 de outubro, no mesmo local. As votações estão sendo restritas aos delegados das unidades do IFG (câmpus e Reitoria) e aos delegados natos, que são os membros do Colégio de Dirigentes e da Comissão Sistematizadora (Resolução nº 32/2019).

De acordo com o coordenador da Comissão Sistematizadora do Regimento Geral do IFG e assessor de Planejamento de Desenvolvimento Institucional (APDI) da Instituição, Luciano Perilo, “ao longo dos dias 4, 5 e 6 de setembro, o IFG promoveu um verdadeiro exercício do espírito democrático. Debateu-se a revisão do Regimento Geral da Instituição com todas as suas unidades representadas em um colegiado de delegados formado por discentes, docentes e técnicos administrativos.”

Nesses primeiros dias, os delegados avançaram nas discussões sobre setores específicos da Reitoria. Foram discutidas e aprovadas questões relacionadas às competências de setores como a chefia de gabinete da Reitoria; Diretoria de Comunicação Social; Diretoria de Tecnologia da Informação, entre outras. Ao todo, já foram discutidas mais de 200 propostas.

Sobre o que ainda será discutido, Luciano Perilo pontuou: “ainda há muitas propostas a serem superadas. Ao todo o caderno soma 1623, mas este já é um legado desta construção coletiva para que conste como uma experiência exitosa no sentido do acesso e disponibilidade de informações à sociedade e de geração de valor público.”

Transparência

As propostas votadas podem ser acompanhadas por toda comunidade acadêmica. Como ressaltou a Comissão Sistematizadora, “foram feitos esforços voltados à transparência, com respeito à prestação de contas, ao espírito público, à participação coletiva e democrática, à prestação de contas e ao controle social, trouxe inovações para o acompanhamento dos debates em tempo real publicizando essas informações ao público”. Para isso, foi criada uma página na qual podem ser acompanhadas as propostas que estão sendo votadas em tempo real, além de outros documentos relacionados às plenárias. As informações podem ser conferidas no link: https://www.even3.com.br/plenarias-regimento-geral-ifg-2023-381866/  .

Retomada

O processo de revisão do Regimento Geral do IFG foi retomado no início deste ano, quando o Consup, por meio da Resolução nº 159, de 22 de março, autorizou a Comissão Sistematizadora a dar continuidade aos trabalhos que tinham sido suspensos em razão da pandemia de Covid-19. A Diretoria Executiva consultou os integrantes, e as vagas dos que decidiram não continuar na Comissão foram redefinidas, a partir da indicação de suas respectivas unidades.

A Comissão Sistematizadora, já com os novos integrantes, reuniu-se pela primeira vez no início de maio e identificou a necessidade de rememorar o trabalho desenvolvido anteriormente. Numa segunda reunião, que contou com a presença da reitora, professora Oneida Irigon, e o professor Ruberley Rodrigues de Souza (diretor-geral do Câmpus Jataí), foi apresentado um histórico das atividades passadas.

Os trabalhos continuaram com a eleição do novo coordenador, Luciano Perilo (Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional/Reitoria), e também da nova secretária, Marisa Vento (Câmpus Aparecida de Goiânia). Na sequência, vieram as discussões sobre metodologia e cronograma de atividades e as deliberações necessárias para a retomada do processo de revisão do Regimento Geral.

Regimento

O Regimento Geral é um documento no qual consta o detalhamento da estrutura organizacional da Instituição, bem como as competências das unidades administrativas, as atribuições dos dirigentes e a relação funcional existente no âmbito do instituto federal.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.