Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Restauro do pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia é tema de reunião entre Iphan e IFG
Início do conteúdo da página
Patrimônio

Restauro do pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia é tema de reunião entre Iphan e IFG

Publicado: Terça, 21 de Março de 2017, 08h35 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2017, 12h53

As obras de restauro são uma necessidade, ao passo que questões técnicas do diagnóstico da edificação têm sido um entrave

Na manhã desta segunda-feira, o reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), professor Jerônimo Rodrigues da Silva, recebeu representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/Goiás) para tratar do restauro e da conservação do pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia. O pórtico, que faz parte do Câmpus Goiânia, foi tombado em 2003 e integra o acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco da capital.


As obras de restauro e conservação do pórtico  são uma necessidade, ao passo que questões técnicas do diagnóstico da edificação tem sido um entrave ao projeto e realização das obras. “Precisamos do suporte de especialistas em restauro e conservação  já na fase de diagnóstico da estrutura e antes mesmo da concepção do projeto das obras. Nessa fase são necessários equipamentos específicos que o IFG não possui”, destacou o diretor de Projetos e Infraestrutura da Reitoria do IFG, Ricardo de Alcântara.


Para a coordenadora técnica do Iphan Goiás, Beatriz Santana, o pórtico é uma instalação simbólica e o IFG possui um acervo cultural arquitetônico importante para Goiânia que, assim como outros edifícios tombados na cidade, possui problemas recorrentes, a exemplo de infiltrações e problemas na fundação. “O nosso papel é enviar o relatório de diagnóstico e cobrar das instituições. É preciso pensar em uma obra de restauração completa, para que o patrimônio tenha as melhores condições possíveis, em sua originalidade”, disse a coordenadora técnica do Iphan Goiás.

 

Encaminhamento
Como encaminhamento da reunião, o reitor Jerônimo Rodrigues sugeriu uma agenda entre as áreas técnicas das duas instituições, além da área de administração do IFG, para que seja fechado um cronograma de trabalho. Ficou acertada a realização de uma reunião na próxima quarta-feira, dia 29 de março, às 14 horas, no local do pórtico no Câmpus Goiânia. De acordo com o diretor de Projetos e Infraestrutura do IFG, Ricardo de Alcântara, esse cronograma precisará apresentar os prazos para o diagnóstico, para o projeto e a execução.


O diretor-geral do Câmpus Goiânia,  Alexandre Silva Duarte, participou do encontro e se reunirá com os professores do Departamento de Áreas Acadêmicas 3 para tratar da questão e verificar a possibilidade de participação desses professores no processo de restauro e conservação do pórtico.
Também participaram da reunião, o pró-reitor de Administração do IFG, Ubaldo Eleutério; a arquiteta da Diretoria de Projetos e Infraestrutura da Instituição, Sueli Souza e por parte do Iphan Goiás, as arquitetas Dafne Mendonça e Wanessa Corrêa e o engenheiro  João Valadares.
 
História
Em  2003 o edifício do que era, à época, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET-GO) foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como um bem isolado e edifício público que compõe o acervo arquitetônico e urbanístico Art Decó da cidade de Goiânia. Dentro do IFG, foram tombados: o pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia, o pavilhão com as salas de aulas dos blocos 100 e 200 e o Teatro do IFG.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
 

Fim do conteúdo da página