Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidores e aluno do IFG Câmpus Goiânia Oeste participaram do II Encontro Nacional da EJA/EPT (Proeja) da Rede Federal
Início do conteúdo da página
EJA

Servidores e aluno do IFG Câmpus Goiânia Oeste participaram do II Encontro Nacional da EJA/EPT (Proeja) da Rede Federal

Criado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 16h03 | Última atualização em Segunda, 13 de Janeiro de 2020, 14h20
imagem sem descrição.

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, servidores e alunos envolvidos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nas diferentes instituições da Rede Federal de Educação, estiveram reunidos na Universidade Estadual de Londrina (UEL) para participarem do II Encontro Nacional da EJA/EPT, evento destinado a fortalecer e realizar trocas de experiências educativas na área. Dois servidores e um aluno do IFG Câmpus Goiânia Oeste participaram do evento.

“O Câmpus Goiânia Oeste teve uma ótima participação e destaque no evento. Participamos das mesas de debate, fizemos relatos de experiências e contribuímos com a construção do relatório da plenária com sugestões e encaminhamentos para melhorias e avanços na oferta da Educação de Jovens e Adultos”, afirmou Clarice Gomes das Neves, assistente social do IFG Câmpus Goiâna Oeste.

Participaram juntamente com a assistente social, o pedagogo do câmpus, Igor Luís Ribeiro Teodorico, e o aluno do sexto período do curso Técnico em Enfermagem, José Antônio Ferreira de Souza. “Fui convidado pela professora Thaís e pela assistente social Clarice para participar como representante dos discentes da modalidade EJA do câmpus. O encontro foi de grande valia, lá, nós, estudantes de vários locais do Brasil, pudemos expor as nossas dificuldades em relação ao ensino da EJA e os anseios que temos que podem vim a melhorar a questão do ensino. Também discutimos o que fazer para diminuir a evasão dos discentes de cursos da EJA. O encontro foi muito participativo, houve várias mesas e discussões onde os alunos puderam fazer seus relatos e o que almejam em relação a EJA. Eu mesmo dei o meu relato, falei da minha vivência, fiz algumas pontuações e também expus o que deveria ser feito para melhoria da EJA. Foi redigido um documento que será encaminhado para ser efetivado o que foi almejado pelos estudantes e pelos docentes para que a EJA melhore. O que sugeri foi aprovado e colocado no documento. Formamos um grupo de discentes de várias regiões do país, um grupo de whats app, para lutarmos pela melhoria do ensino da EJA. A próxima edição do encontro, no ano que vem, será em Alagoas. Fiz a proposta para os egressos participarem também para fazer os relatos após a conclusão do curso, se estão no mercado de trabalho ou não, como estão”, relatou José Antônio.

O II Encontro Nacional da EJA/EPT foi sediado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) em parceria com o curso de Especialização em EJA, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O encontro foi organizado por servidores articulados em torno da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional nas diferentes instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica com o objetivo de fortalecer e avançar na oferta dessa modalidade nas instituições de ensino. Outros objetivos do encontro foram a atualização dos diálogos intersetoriais e interinstitucionais, as trocas de experiências educativas e o levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade enfrenta nas diferentes instituições da rede. O Encontro contou com palestras, apresentações culturais, relatos de experiências de cursos e diálogos com estudantes que enfatizaram aspectos como diversidade curricular, currículo integrado, formação de professores, acesso, permanência e êxito na EJA-EPT.

Coordenação de Comunicação Social/IFG Câmpus Goiânia Oeste.

 

Fim do conteúdo da página