Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Goiânia Oeste abre inscrições para o projeto Mães Unidas
EXTENSÃO MÃES UNIDAS

IFG Goiânia Oeste abre inscrições para o projeto Mães Unidas

Publicado: Terça, 25 de Agosto de 2020, 13h38 | Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 15h13

Curso gratuito e a distância preparará mães para serem multiplicadoras de conhecimentos a outras mães, com capacitação, voluntarismo e sororidade

Estão abertas até o dia 7 de setembro as inscrições para mães interessadas em participarem do Projeto Mães Unidas, iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). O projeto será desenvolvido nos câmpus Anápolis (uma turma) e Goiânia Oeste (duas turmas) e visa capacitar mães voluntárias para dar assistência a gestantes e mães em situação de vulnerabilidade social. O curso é gratuito, com docentes do IFG e será desenvolvido totalmente a distância. Para inscrever-se, clique aqui.

O Projeto

O projeto parte da ideia de que os desafios que as gestantes e mães de crianças de até dois anos enfrentam, especialmente quando expostas a situações de vulnerabilidade social, são imensos e reais, sendo imprescindível que se busquem formas de promover ações para que essas mulheres possam transformar as realidades em que estão inseridas. Dessa maneira, o projeto Mães Unidas se propõe a capacitar outras mães voluntárias para que possam prestar assistência a essas gestantes e mães, o que exige que se desenvolva nessas voluntárias um olhar formativo.

Dessa forma, o projeto proporcionará a jovens mães a participação em curso no qual serão formadas como multiplicadoras dos conteúdos trabalhados. Esse curso se destina a pessoas que se encaixem no perfil do projeto: mães/gestantes jovens, em situação de vulnerabilidade social, que já participem de serviço voluntário e que tenham interesse de trabalhar futuramente com outras mães. Algumas das disciplinas dessa etapa do projeto são: Noções de Direitos Humanos e Assistência Jurídica, Noções de Cidadania e Assistência Social, Noções de Saúde e Bem-Estar Materno-Infantil e Formação e Fortalecimento de Vínculos Familiares, sendo que o curso será desenvolvido totalmente on-line.

Inscrições

O curso se destina a mulheres que sejam ou tenham sido mães, de forma natural ou por adoção e que tenham mais de 18 anos, possuam ensino fundamental completo e não estejam cumprindo pena por crime previsto na Lei Maria da Penha ou pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. As inscrições serão feitas on-line, preenchendo o formulário de inscrição.

Veja o cronograma do Projeto:

Etapa

20 de agosto a 07 de setembro/2020

Inscrição das estudantes

08 a 11 de setembro/2020

Seleção das estudantes inscritas

14 de setembro/2020

Publicação do resultado da seleção

15 a 30 de setembro

Curso de Ambientação no Moodle para as estudantes

03 de outubro a 05 de dezembro/2020

Desenvolvimento das disciplinas do curso

Parcerias

Além do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do IFG, o projeto conta ainda com as seguintes instituições parceiras: Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres - Prefeitura de Goiânia; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda - Prefeitura de Anápolis; Secretaria de Assistência Social - Prefeitura de Aparecida de Goiânia; e Organização das Voluntárias de Goiás – OVG.

Acesse o Formulário de Inscrição

Coordenação de Comunicação Social/Goiânia Oeste