Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Arquipélago de Memórias
EXTENSÃO MEMÓRIAS

Arquipélago de Memórias

Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 17h35 | Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 16h07

Projeto coleta relatos orais sobre a vida cotidiana em tempos de pandemia da COVID-19

No contexto das ações desenvolvidas no âmbito do IFG com foco nos impactos causados pela pandemia do Coronavírus, está em andamento o projeto de extensão Arquipélagos de Memórias: pandemia e vida cotidiana de professores, estudantes, mães/pais (família), sob a coordenação das professoras Suzana Lopes de Albuquerque (IFG - Câmpus Goiânia Oeste), Maria Angélica Peixoto (IFG - Câmpus Inhumas) e Joana Peixoto (IFG – Câmpus Goiânia).

Trata-se de um projeto de âmbito nacional, sob a coordenação geral da Universidade Federal de Goiás (UFG), representada pela professora Valdeniza Barra, composto por inúmeras universidades públicas e privadas, além de institutos federais de todas as regiões do país.

O objetivo desse projeto é arquivar, em forma de “cápsula do tempo”, relatos orais sobre os impactos da pandemia no cotidiano da comunidade acadêmica.

Para participar

Basta escolher a categoria na qual você se enquadra (professores e trabalhadores da educação, estudantes ou pais, mães e familiares dos estudantes) e clicar no link correspondente ao final da matéria. Você será direcionado a uma conversa do WhatsApp em que poderá enviar uma mensagem de áudio. Informe seu nome, idade, sexo, estado civil, escolaridade, onde mora e suas histórias do dia a dia nesse tempo de pandemia, como isso interfere na sua vida cotidiana.

Sobre a contribuição do IFG à pesquisa nacional, a professora Suzana Lopes de Albuquerque destaca o legado de experiências por meio da história oral do tempo presente que serão relatadas e arquivadas às gerações vindouras, possibilitando a visibilidade de narrativas sobre os impactos da pandemia, tanto nos processos educativos, quanto no cotidiano da comunidade do IFG.

O envio pode ser feito até dezembro. E em caso de dúvidas, entre em contato, exclusivamente, pelo e-mail: arquipelagodememorias2020@gmail.com.

Termo de Consentimento

Pelo presente instrumento, o voluntário do projeto Arquipélago de memórias: pandemia e vida cotidiana de professores/profissionais da educação, estudantes, pais/mães de alunos (famílias) se declara esclarecido e cede à UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, inscrita no CNPJ, sob número 01567601/0001-43 com sede na capital de Goiás - Goiânia, situada à Avenida Esperança s/n, Campus Samambaia - Prédio da Reitoria - CEP 74690-900, os direitos de publicação acadêmico-científica, artístico-cultural, radiodifusão e/ou exibição pública ou privada, de sua participação individual e/ou privada, (inclusive uso da voz, relato e nome em artes) nas captações de voz para gravações, edições, produções acadêmicas e obras derivadas do projeto de extensão retromencionado.

A presente cessão de participação individual (relato oral) na forma retromencionada compreenderá a cessão do acervo sonoro (cápsula do tempo) para as entidades parceiras da rede nacional do projeto Arquipélago de memórias: pandemia e vida cotidiana de professores, estudantes, pais/mães de alunos (famílias), desde que cumpridos os protocolos éticos associados e termo de anuência a ser pactuado entre instituição matricial (UFG) e rede de instituições parceiras.

Fica ressalvado que os relatos orais prestados por estudantes receberão da coordenação do projeto o devido cuidado, sendo que o protocolo ético de eventual trabalho acadêmico com o conteúdo dos mesmos, no prazo estipulado, preverá a obrigatoriedade do anonimato, sendo vedada a identificação dos autores dos relatos. Também se recomenda que os relatos orais de estudantes sejam devidamente acompanhados e autorizados por seus responsáveis.

O voluntário do relato reconhece o espírito altruísta e o caráter educativo cultural das atividades desenvolvidas pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, outorgando-lhe em caráter irretratável e irrevogável, plena cessão para uso irrestrito da referida série (acervo fonográfico) com seu concurso pessoal, abrindo mão de qualquer remuneração pelo uso da citada obra a título de participação individual.

Ao enviar seu relato, você consente os termos acima expostos.

Clique aqui se você é Professor(a) e Trabalhador(a) da Educação.

Clique aqui se você é Estudante.

Clique aqui se você é Pai, Mãe e Familiar de Estudante.

Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste com informações complementares da UFG