Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > VIII Semana de Enfermagem e II Encontro de Egressos do curso Técnico em Enfermagem iniciam hoje, dia 19
SEMANA ENFERMAGEM

Publicado: Quarta, 19 de Maio de 2021, 00h09 | Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2022, 15h46

Alunos deverão se inscrever no SUGEP para participar

A VIII Semana de Enfermagem e II Encontro de Egressos de Discentes do curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Goiânia Oeste do IFG iniciam hoje, dia 19 de maio, a partir das 19h. O evento será online e o link de transmissão será enviado aos participantes inscritos. A inscrição deverá ser realizada no SUGEP (Acesse aqui o link de inscrição).

Com o tema, O trabalho em Enfermagem no contexto de crise, a VIII Semana de Enfermagem e II Encontro de Egressos de Discentes do curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Goiânia contará com apresentações culturais e palestras com convidados externos na programação.

PROGRAMAÇÃO

Hoje, dia 19 de maio, acontecerá as atividades da VIII Semana de Enfermagem. Às 19h será a abertura e logo na sequência haverá a exibição de uma apresentação cultural. Às 19h30, a palestrante convidada, Marta Valéria Calatayud Carvalho, presidente da Aben-GO, abordará sobre o "Protagonismo e (des)valorização da enfermagem no contexto da Pandemia de COVID-19".

Para encerrar as atividades do dia, a palestrante Carmen Rianne Fernandes de Carvalho, gerente de Enfermagem no Hospital Regional da Asa Norte (DF) irá ministrar a partir das 20h30 sobre o tema “Oportunidades e desafios do gerenciamento do serviço de enfermagem”.

Amanhã, dia 20, acontecerão as atividades do II Encontro de Egressos e Discentes do Curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Goiânia Oeste do IFG. O encontro iniciará às 19h10 com uma apresentação cultural, na sequência, às 19h20, a palestrante Dra. Luana Cássia Miranda Ribeiro, secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde e Docente da Faculdade de Enfermagem da UFG, debaterá juntamente com os Egressos do curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Goiânia Oeste do IFG sobre o tema “Um olhar por trás da máscara: experiências da enfermagem na pandemia de COVID-19”. As professoras Lyriane Apolinário de Araújo e Ingrid Aline de Jesus Gonçalves irão mediar o debate.

Para encerrar a programação da VIII Semana de Enfermagem e II Encontro de Egressos de Discentes do curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Goiânia Oeste, às 21h será exibida uma homenagem aos Egressos do curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Goiânia Oeste do IFG.

A participação dos alunos na VIII Semana de Enfermagem e II Encontro de Egressos de Discentes do curso Técnico em Enfermagem do Câmpus Goiânia Oeste do IFG será certificada com 06 horas de participação.

82ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn)

O tema da VIII Semana de Enfermagem do Câmpus Goiânia Oeste, como de costume, é o mesmo tema escolhido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) para a 82ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn). A ABEn reafirma a importância das trabalhadoras e trabalhadores em enfermagem na defesa da vida no contexto de aprofundamento da crise sanitária e recrudescimento das crises social, política e econômica presentes no Brasil e no mundo.

No ano de comemorações internacionais da enfermagem, coube ao país a marca de recordista em óbitos de trabalhadores em enfermagem por Covid-19, sobretudo, nas categorias de técnicos e auxiliares. Paralelamente, trabalhadores em enfermagem têm sido protagonistas em todos os espaços de enfrentamento da pandemia. Assim, é imprescindível discutir as circunstâncias em que está acontecendo o trabalho nesse campo profissional, seus determinantes que fazem com que a sociedade naturalize processos de exploração desses trabalhadores e a potência presente no trabalho em enfermagem.

Faça aqui a sua inscrição.

Confira abaixo a programação:

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.