Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mesa de abertura da V Semana da Licenciatura em Pedagogia debaterá o tema do evento nesta quarta, dia 09, às 19h
Início do conteúdo da página
SEMANA PEDAGOGIA

Mesa de abertura da V Semana da Licenciatura em Pedagogia debaterá o tema do evento nesta quarta, dia 09, às 19h

Publicado: Terça, 08 de Junho de 2021, 11h02 | Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 15h58

Inscrições para o evento ainda estão abertas e poderão ser feitas até sexta-feira, dia 11

imagem sem descrição.

Hoje, dia 09, iniciam as atividades da V Semana da Licenciatura em Pedagogia/I Encontro Anual de Egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do IFG. A mesa de abertura com o tema do evento, “100 anos de Paulo Freire: (Re)descobrindo o pensar sobre a educação brasileira”, será ministrada a partir das 19h, pela Profª Ma. Maria Luíza Pinho Pereira. A atividade será transmitida no canal do câmpus no Youtube

A Semana da Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é um evento científico e pedagógico que objetiva congregar professoras/es, pesquisadoras/es, acadêmicas/os do curso de Licenciatura em Pedagogia e de outras licenciaturas vinculadas/os ao IFG ou a outras instituições de ensino superior, assim como as redes de ensino, e (para) a comunidade em geral.

Pela primeira vez, e em razão das medidas sanitárias de contenção do contágio pelo vírus SarsCov-2 (Covid-19) e da pandemia dela decorrente, ele será realizado de modo remoto pelas plataformas digitais do Google Meet, pelo Canal do IFG – Goiânia Oeste no Youtube e pelo Zoom.

Outra novidade nesta edição é a dição do encontro anual de egressas/os do curso de Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do IFG como integrante da Semana da Pedagogia, conferindo ao evento um caráter plural, dialógico, de compartilhamento e de construção de saberes entre acadêmicas/os, graduadas/os, pesquisadoras/es, profissionais da educação e com a comunidade externa ao IFG.

As inscrições para participar da V Semana da Licenciatura em Pedagogia/I Encontro Anual de Egressos estão abertas e poderão ser feitas até 1h antes do início das atividades no SUGEP.

PROGRAMAÇÃO

A programação da V Semana da Licenciatura em Pedagogia/I Encontro Anual de Egressos conta com três mesas redondas, cinco minicursos, uma oficina, a apresentação de um espetáculo e também as apresentações das comunicações orais e relatos de experiência.

A primeira atividade do evento é a mesa de abertura que ocorrerá hoje à noite, dia 09, a partir das 19h, no canal do câmpus no Youtube (Acesse aqui o link direto de transmissão). A mesa será ministrada pela professora e mestra Maria Luíza Pinho Pereira.

Maria Luíza Pinho Pereira possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1965), especialização em Educação-Ensino pela Universidade Federal da Bahia (1977) e mestrado em Educação Brasileira pela Universidade de Brasília (1987). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e do Fórum Nacional Popular de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunidade de Trabalho-Aprendizagem em Rede-CTAR, Educação a distância, Educação de jovens e adultos, Interatividade pedagógica e autoformação, histórias de vida, Ambiente virtual em rede social e Paulo Freire.

DIA 10 – Quinta-feira

Entre as atividades da quinta-feira, dia 10, destaca-se o minicurso Gênero, classe e raça: interseccionalidades e acirramentos em tempos de pandemia e a mesa redonda Professores/as iniciantes e o seu desenvolvimento profissional: desafios e perspectivas. As duas atividades serão transmitidas no canal do câmpus no Youtube. O minicurso é uma proposição da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) do câmpus Goiânia Oeste e será ministrado pela Profª Ma. Ana Rita Marcelo de Castro, das 16h às 18h30.

A mesa redonda acontecerá a partir das 19h e contará com a participação da Profª Drª Rosiris Pereira de Souza e dos professores e egressos do câmpus Joselaine Galvão de Souza e Élcio Silva Rocha.

Rosiris Pereira de Souza é doutora em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), na Linha de Pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). É mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (2012) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui curso de especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Goiás (2001). É graduada em Educação Física (1996) pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG) e Pedagogia. Atualmente é professora e pesquisadora em Regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de Goiás, lotada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), atuando junto ao Departamento de Educação Infantil (DEI). Tem experiência na área de Educação Física e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, educação infantil, políticas públicas e formação de professores.

DIA 11 – Sexta-feira

Na sexta-feira, dia 11, entre os minicursos, destaca-se o proposto pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Ministrado pela Profª. Ma. Franciele Magalhães Crosara, o minicurso abordará o tema O atendimento ao aluno cego e/ou com baixa visão: desafios e perspectivas. O minicurso será transmitido das 15h às 16h30 no canal do câmpus no Youtube.

Outro destaque das atividades de sexta-feira, dia 11 de junho, é a mesa redonda EJA como prática da liberdade. Ministrada pela Profª. Drª. Cláudia Borges Costa e pela Profª. Drª. Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro, a mesa será transmitida das 17h às 18h30 no canal do câmpus no Youtube.

Cláudia Borges Costa possui graduação em História pelo Centro Universitário de Brasília (1989), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Goiás e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UNB). Atualmente é Profissional da Educação da Rede Municipal de Educação/RME de Goiânia-GO. Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro, foi a primeira diretora do Câmpus Goiânia Oeste do IFG, possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1988), especialização em História do Brasil Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Tem experiência na área de Educação e História, atuando principalmente com os seguintes temas: trabalho e educação, educação de jovens e adultos, educação profissional e políticas educacionais. Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (NUPEEFT) - Câmpus Goiânia/IFG. Mad’Ana é também membro do Fórum Goiano de EJA e professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFG.

Espetáculo Circense: “Paulo Freire, Andarilho da Utopia”

O espetáculo circense “Paulo Freire, Andarilho da Utopia” encerrará as atividades da V Semana da Licenciatura em Pedagogia/I Encontro Anual de Egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do IFG.

O espetáculo será transmitido na plataforma Zoom e para assistir é preciso reservar antecipadamente o ingresso na plataforma Sympla. O ingresso é gratuito e será enviado para o e-mail do participante. (Acesse aqui a plataforma para garantir o seu ingresso).

 

Faça aqui a sua inscrição.

Confira aqui os trabalhos que serão apresentados na V Semana da Licenciatura em Pedagogia/I Encontro Anual de Egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Acesse aqui a programação geral da V Semana da Licenciatura em Pedagogia/I Encontro Anual de Egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia.

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.

 

Fim do conteúdo da página