Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do Câmpus Goiânia Oeste é premiada no Concurso nacional de Redação Amazônia Azul
PROJETO DE ENSINO

Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 18h14 | Última atualização em Segunda, 08 de Novembro de 2021, 17h27

Concurso recebeu mais de 2 mil trabalhos e a aluna Rafaella Rodrigues de Freitas Vieira foi premiada em 8º lugar

Na noite de ontem, dia 26 de outubro, aconteceu a entrega dos prêmios aos vencedores do 3º Concurso de Redação Amazônia Azul promovido pela Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro, com apoio da Marinha do Brasil. O concurso recebeu mais de 2 mil trabalhos, versando sobre as águas territoriais brasileiras no Oceano Atlântico e as águas interiores, designadas como Amazônia Azul. A aluna Rafaella Rodrigues de Freitas Vieira, estudante do terceiro ano do Curso Técnico integrado ao Ensino Médio em Análises Clínicas do Câmpus Goiânia Oeste do IFG foi premiada em 8º lugar na categoria para o público em geral.

O concurso foi dividido em três categorias. Para alunos do ensino fundamental, o tema foi “Paraíso Ambiental”, para universitários “Economia Azul: a relevância da vertente científica”, e para o público em geral “Economia Azul: a importância do Mar para o desenvolvimento do Brasil”. Os dez primeiros colocados de cada categoria receberam prêmios em dinheiro e passaportes para visitar o AquaRio. O Concurso foi patrocinado pela Fundação Cesgranrio, pelo Instituto Mar e Portos, pela AquaRio- Porto Maravilha, entre outros.

Projeto de Ensino Amazônia Azul

A partir da publicação do edital do 3º Concurso de Redações Amazônia Azul, as professoras do Câmpus Goiânia Oeste, Franciele Crosara, de Língua Portuguesa. e Thalita Resende, de Geografia, idealizaram o Projeto de Ensino Amazônia Azul. O projeto, realizado no período de 19 de maio a 30 de junho de 2021, foi ofertado aos estudantes dos cursos técnicos integrados do Câmpus Goiânia Oeste do IFG.

No projeto proposto, as professoras promoveram de maneira interdisciplinar a discussão acerca do conceito Amazônia Azul e do tema da categoria do concurso para o público geral: “Economia Azul: a importância do Mar para o desenvolvimento do Brasil”. As docentes desenvolveram com os alunos a competência para analisar e elaborar um texto de caráter dissertativo-argumentativo a respeito do tema. Ao final do projeto, os estudantes inscreveram seus textos dissertativos-argumentativos no 3º Concurso de Redações Amazônia Azul 2021.

“Tendo em vista as excelentes redações construídas ao longo do projeto, aguardávamos ansiosas os resultados finais e as premiações chegarem aos nossos grandes escritores. Mas, ainda assim, fomos surpreendidas quando vimos que conseguimos alcançar o 8º lugar. Uma grande conquista para a Rafaella, para os colegas participantes do projeto e para nós”, declararam as professoras Thalita Resende e Franciele Crosara.

Confira aqui a íntegra da redação da aluna Rafaella Rodrigues.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste