Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aliando pesquisa e preservação, IFG participará da 30ª edição da Caminhada Ecológica
Início do conteúdo da página
PROPPG

Aliando pesquisa e preservação, IFG participará da 30ª edição da Caminhada Ecológica

Publicado: Terça, 25 de Julho de 2023, 10h59 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 12h44

A Instituição entrará como parceira da PUC-GO em duas pesquisas científicas: uma na área da saúde e outra na área da biologia

imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Goiás foi convidado, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, para participar como parceiro da 30ª edição da Caminhada Ecológica. Junto com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), uma das apoiadoras do evento, servidores e discentes do IFG participarão do evento e de duas pesquisas. A Caminhada começa nesta terça-feira, 25, e segue até o dia 29 de julho, sábado.

Como explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lorena Pereira de Souza Rosa, “este ano, na 30ª edição da Caminhada Ecológica de Goiás, o IFG entrará como parceiro na coleta de dados de duas pesquisas científicas: uma na área da saúde e outra na área da biologia”. Segundo a docente, “a primeira pesquisa terá como principal objetivo avaliar os sintomas osteomusculares e as lesões cutâneas dos atletas. A segunda fará a exploração e o georreferenciamento da flora e de animais mortos ao longo do percurso. Essas pesquisas servirão para a prevenção da saúde do atleta e para o estímulo à conscientização ambiental”. De acordo com a gestora, durante toda a caminhada haverá a participação de docentes e discentes do IFG, com representação dos câmpus Goiânia Oeste, Águas Lindas e Formosa. 

Nesta segunda-feira, 24 de julho, foi realizado o congresso técnico de abertura do evento, e o IFG foi um dos participantes. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Goiás. Segundo Lorena, este é um momento importante para o IFG: “esta é a primeira vez que o IFG participa da caminhada ecológica e essa parceria com a PUC-GO será a primeira de muitas que faremos para fortalecimento da pesquisa entre nossas instituições”.

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Lorena Rosa, e servidores da Instituição participam do congresso técnico da Caminhada Ecológica na Assembleia Legislativa de Goiás

Como destacou a docente, “na área da saúde, a prevenção aliada à pesquisa faz toda diferença para os atletas que estão caminhando longas distâncias e, na área da biologia, o mapeamento de espécies ao longo do trajeto influencia na preservação e no cuidado ao bioma Cerrado”. 

Caminhada Ecológica

Com o tema “#TodosPeloCerrado”, a Caminhada Ecológica, um evento tradicional que acontece há três décadas em Goiás, chama a atenção para a preservação do Cerrado e do Rio Araguaia. Neste ano de 2023, a Caminhada Ecológica será realizada entre os dias 25 e 29 de julho. O percurso de 310 km, que deve ser realizado em cinco dias, passa pelas seguintes cidades: Trindade, Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, cidade de Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã. A cidade de Trindade é o ponto de partida dos atletas.

 

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria - Com informações do G1-Goiás.

 

Fim do conteúdo da página