Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aberto período para solicitação de aproveitamento de disciplina

Aberto período para solicitação de aproveitamento de disciplina

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 12h15 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2023, 16h55

Alunos de Pedagogia terão até o dia 16 de setembro para abrir o chamado com a solicitação no SUAP

Foi aberto ontem, dia 04 de setembro, o período para que os alunos ingressantes do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG) solicitem o aproveitamento de disciplina. Os interessados deverão fazer a solicitação até o dia 16 de setembro no SUAP. Para fazer a solicitação o aluno deverá apresentar a documentação listada abaixo:

• RG;
  • Ato legal de funcionamento da Instituição de origem*;
  • Ato legal de funcionamento do Curso na Instituição de origem*;
  • Histórico Escolar da Instituição de Origem;
  • Plano de Curso (ementa, objetivos, conteúdo programático, referências e carga horária de cada disciplina pleiteada autenticadas pela Instituição de Origem).

(*Frequentemente estas informações constam do histórico fornecido pela Instituição de Ensino Superior)

Caso a solicitação seja atendida, o aluno fica dispensado de cursar a disciplina solicitada. Para solicitar, o aluno deverá ter cursado disciplinas no mesmo nível ou um nível acima de ensino, observada a situação de regularidade acadêmica e administrativa do curso e da instituição de origem.

Análise da documentação

Os pedidos de aproveitamento de disciplinas serão encaminhados aos departamentos acadêmicos, que ficarão responsáveis por deliberar sobre o aproveitamento de estudos para efeito de dispensa de disciplinas por meio de análise curricular, isto é, da documentação entregue.

Na análise dos pedidos de aproveitamento de estudos para dispensa de disciplinas, será observada a equivalência de conteúdo programático e a compatibilidade de no mínimo 75% da carga horária, de acordo com a matriz curricular do curso

Para mais informações, acesse o Regulamento Acadêmico dos Cursos de Graduação, Resolução nº 19 de 26 de dezembro de 2011, Capítulo IX que versa sobre o Aproveitamento de Estudos.

Confira abaixo o passo a passo para abertura do chamado com a solicitação de aproveitamento de disciplina no  SUAP:

1) Na tela principal, clique em "Abrir Chamado"

2) Em seguida, clique em "Atendimento Acadêmico do Câmpus"

3) Escolha a aba "Departamento de Áreas Acadêmicas"

4) Nessa aba, você irá encontrar o quadro "Aproveitamento de disciplinas"

5) Registre o seu chamado (solicitação) e não se esqueça de anexar ao final da página os documentos solicitados (veja no início desse e-mail).

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.