Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 3ª Semana do Cerrado começa na segunda,11, com atividades presenciais e virtuais
MEIO AMBIENTE

Publicado: Sexta, 08 de Setembro de 2023, 16h59 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 08h33

Evento é gratuito, com certificado para participantes

A 3ª Semana Integrada do Cerrado inicia-se na próxima segunda-feira, 11, e terá atividades diversas, presenciais e virtuais, até o dia 16, sábado. As atividades presenciais serão realizadas em instituições dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal. As atividades virtuais poderão ser acompanhadas nos canais do Youtube da Semana Integrada do Cerrado e do IFG ComunidadeA Semana do Cerrado é fruto de um projeto de extensão do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). Esta terceira edição tem como tema “Os 20 anos do Dia Nacional do Cerrado” e conta com a participação de outros câmpus do IFG e mais de 30 instituições de ensino, órgãos ligados à educação, conselhos, institutos e associações de todo o país.

No Câmpus Goiânia Oeste, docentes e discentes participantes do programa de extensão Minha marmita, nossa saúde prepararam atividades diversificadas que serão realizadas no decorrer da semana e que estão inseridas na programação da  3ª Semana Integrada do Cerrado. A primeira atividade é a Mostra de Segurança Alimentar e Nutricional: os sistemas alimentares e seus impactos sobre a biodiversidade do Cerrado. A mostra consiste em uma exposição aberta ao público em geral que ficará do dia 12 ao dia 16 de setembro no hall principal da sede do Câmpus Goiânia Oeste. Uma segunda exposição, com o tema Mostra de Segurança Alimentar e Nutricional: os impactos dos ultraprocessados no bioma Cerrado e na saúde da sua população, acontecerá somente na quarta-feira, dia 13 de setembro, das 8h às 10h30, no auditório da Reitoria do IFG.

Além das duas mostras, o programa de extensão Minha marmita, nossa saúde realizará também uma videoconferência na quarta-feira, dia 13 de setembro, uma roda de conversa, na quinta-feira, dia 14 de setembro, e uma cabine sensorial na sexta-feira, dia 15 de setembro. A videoconferência acontecerá no dia 13, das 14h às 16h, no canal da Semana Nacional do Cerrado no YouTube, e debaterá o programa de extensão Minha marmita, nossa saúde e seus impactos para a segurança alimentar e nutricional no Cerrado. Na quinta-feira, dia 14 de setembro, a Roda de Conversa será realizada de forma presencial no Auditório do Câmpus Goiânia Oeste, a partir das 15h, e abordará O Impacto dos Sistemas Alimentares sobre a biodiversidade do Cerrado. Para fechar as atividades da programação da 3ª Semana Integrada do Cerrado no Câmpus Goiânia Oeste, os professores e alunos do programa de extensão Minha marmita, nossa saúde, promoverão a Cabine Sensorial no Laboratório de Nutrição e Dietética na sexta-feira, dia 15, das 9h às 12h30 e também das 14h às 15h30.

Arte

A web-exposição "Rebrota" fará parte da programação cultural da III SIC. Desenhos, esculturas, pinturas, objetos, fotografias, videoartes, performances, gravuras e instalações que têm como referência as questões ambientais e culturais do Cerrado estarão disponíveis para apreciação virtual, na página do Medialab, da Universidade de Brasília (UnB). A curadoria das obras é de Artur Cabral e Luciany Osório, e o acesso será livre ao público por tempo indeterminado.

Além da "Rebrota", a "Moenda - Mostra Virtual de Videodança" também estará na programação. Foram selecionadas para integrar a mostra produções audiovisuais de, no máximo 10 minutos, com o tema “Dança e Território”. "Moenda", que tem como curadores Davidson Xavier e Luciany Osório, poderá ser assistida pelo canal do YouTube IFG Comunidade.

Programação

Também fazem parte da programação da semana a publicação e/ou apresentação de trabalhos científicos selecionados. Os selecionados devem seguir as orientações da Comissão para a apresentação oral. As salas temáticas para apresentações orais também foram publicizadas.

Devido à indisponibilidade temporária do Sugep, sistema pelo qual são realizadas as inscrições para as atividades, quem não se inscrever por ele poderá acompanhar as atividades, assinar as listas de presença e receber certificado.

Confira aqui a Programação Presencial.

Veja a Programação Virtual.

Conheça os trabalhos científicos aprovados para publicação.

Conheça os trabalhos aprovados para apresentação.

Veja a orientação para a apresentação oral.

Acesse aqui as Salas Temáticas para Apresentações Orais.

Acesse a página da 3ª Semana Integrada do Cerrado.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.