Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFG podem se inscrever para cursar disciplinas em outras instituições públicas de ensino do Estado
Início do conteúdo da página
MOBILIDADE ACADÊMICA

Alunos do IFG podem se inscrever para cursar disciplinas em outras instituições públicas de ensino do Estado

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 05 de Outubro de 2021, 16h16

Novidade do programa é a mobilidade parcial, na qual o estudante pode cursar, ao mesmo tempo, componentes curriculares na sua instituição de origem e em outra escolhida por ele

 

Estudantes dos cursos superiores ofertados pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) têm até 22 de outubro para se inscrever para participação no Programa de Mobilidade Acadêmica entre as Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás (PMIPES-GO). Os interessados devem reunir os documentos necessários (descritos na página do programa) e levar ao coordenador de seu curso, que dará um parecer e remeterá a documentação à Coordenação Institucional do PMIPES-GO, mediante o protocolo de um processo. 

O primeiro passo a ser dado pelo estudante é se certificar de que a instituição pública de ensino superior para a qual deseja ir oferece as disciplinas de seu interesse e também se essas disciplinas que pretende cursar poderão ser aproveitadas no IFG. As coordenações dos cursos de destino devem informar se essas disciplinas serão ofertadas no semestre subsequente ao da inscrição no programa, para viabilizar a recepção do estudante visitante. De posse das informações sobre os componentes curriculares e dos documentos, o estudante interessado deve se dirigir à coordenação do seu curso no IFG. 

A partir deste ano, o acordo de cooperação entre as instituições públicas de ensino superior de Goiás tem uma novidade: a mobilidade acadêmica parcial, que permite ao estudante estudante cursar, ao mesmo tempo, componentes curriculares na sua Instituição de origem e da de destino, limitada a dois componentes curriculares por semestre, em uma única instituição diferente da sua de origem.

As vagas estão condicionadas à disponibilidade das instituições de ensino superior que participam do programa. São elas: IFG, Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Jataí (UFJ) e Universidade Federal de Catalão (UFCat). 

Não há processo seletivo. Quem cumpre os requisitos do acordo e solicita a mobilidade no prazo, será contemplado caso haja a disponibilidade da IES receptora. Como requisito para solicitar a mobilidade, o estudante deve ter integralizado pelo menos 20% da carga horária total de seu curso. Também é condição que o estudante não tenha ultrapassado duas reprovações acumuladas, nos dois períodos letivos anteriores ao pedido de mobilidade. 

Os estudantes das outras instituições públicas do Estado que querem cursar componentes curriculares no IFG, devem seguir os mesmos procedimentos em suas instituições de origem.

 

Saiba mais sobre o programa de mobilidade: http://www.ifg.edu.br/projetos-e-programas?showall=&start=3 

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

 

Fim do conteúdo da página