Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Com diversas atrações culturais, inicia-se a 16ª edição do Festival de Artes de Goiás
Início do conteúdo da página
FESTIVAL DE ARTES

Com diversas atrações culturais, inicia-se a 16ª edição do Festival de Artes de Goiás

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 09h07 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 11h49

Evento realizado pelo IFG acontece até o dia 22, na Cidade de Goiás, e tem programação diversificada

Animação do público do Festival de Artes no show da Banda Francisco, el Hombre
Animação do público do Festival de Artes no show da Banda Francisco, el Hombre

 

Depois de três anos sem realização presencial, iniciou-se nesta terça-feira, 19, a 16ª edição do Festival de Artes de Goiás, um evento promovido anualmente pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). A solenidade de abertura foi realizada no Teatro São Joaquim e, em seguida, a banda Francisco, el Hombre, apresentou-se na praça do Mercado Municipal da cidade.

A 16ª edição do Festival de Artes de Goiás, que tem como tema “Art((é))ria – irrigar, dilatar, circular”, conta com uma programação diversificada, com atividades nas áreas de teatro, dança, música, literatura, artes visuais, audiovisual e também com ações interartes.

A solenidade de abertura do Festival contou com a presença da reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon; do diretor de Articulação e Governança do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcellos; do prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Liberato Gouvea; do diretor-geral do Câmpus Cidade de Goiás, professor Sandro Ramos di Lima; e da coordenadora da Comissão Organizadora do Festival, professora Ana Lúcia Siqueira de Oliveira.

A cerimônia de abertura contou também com uma apresentação dos professores Abílio Carrascal e Andrea Pita, que fizeram a leitura e a interpretação do manifesto produzido para expressar a temática do festival, e com uma homenagem ao professor do IFG, Constantino Isidoro Filho, por sua trajetória na área da arte, tanto na produção e direção de ações artísticas, quanto na atuação e na docência.

Recomeços e retomadas

A tônica da abertura foi o contentamento pela realização presencial do evento após três anos de interrupção. A reitora do IFG, Oneida Irigon, destacou que é muito especial poder fazer novamente o festival presencialmente. “Depois de anos de retrocessos, o Brasil vive uma fase de retomadas dos projetos estruturantes interrompidos”, afirmou.

Fazendo uma alusão ao tema do evento, a reitora pontuou: “a arte é uma expressão fundamental da humanidade, capaz de nos conectar de maneira profunda e significativa. Ela é capaz de irrigar nossas emoções, dilatar nossos horizontes e circular pelos mais diversos espaços, transbordando mensagem e significado. E é exatamente isso que queremos explorar neste festival: a pulsão artística que nos movimenta, alimenta nossas mentes e faz a cultura fluir por nossas veias”.

Para Sandro di Lima, “é muito importante essa volta do festival no local onde ele nasceu, com toda a sua carga simbólica”. Ana Lúcia, coordenadora do evento, destacou: “Este é um momento de troca e aprendizado muito significativo; e poder realizar esse festival, depois de tanto tempo, é um sinal importante de um recomeço”.


Futuro
A reitora do IFG também fez um importante anúncio a respeito do Festival de Artes de Goiás. “Diferentemente do último ano, em que não tinha orçamento para o evento devido aos cortes, a comunidade da Instituição pode contar com a realização do evento nos próximos anos”, comprometeu-se.

Oneida anunciou também que no próximo ano, durante o festival, o IFG sediará o encontro nacional do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras, um fórum de natureza propositiva e consultiva, destinado à articulação entre agentes culturais para promover a reflexão crítica, a orientação e o acompanhamento de políticas culturais e da gestão da cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras.

Um outro anúncio importante foi feito pelo diretor de Articulação e Governança do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcellos. Segundo ele, em breve será lançado pelo Ministério da Cultura um programa da área com os Institutos Federais nas cinco regiões do Brasil; e o representante da região Centro-Oeste é o Instituto Federal de Goiás. “A escolha pelo IFG não foi à toa: foi justamente devido à vocação cultural e artística da Instituição. Vocês são um Instituto que tem um papel muito importante na área da cultura”. Em breve, a pasta irá apresentar mais informações a respeito de como funcionará o programa.

O diretor do MinC também falou da importância da retomada de investimentos na área da Cultura e se dirigiu ao público que trabalha com arte, destacando os editais que estão disponíveis e os que vão abrir em breve, e convidou todos os interessados para apresentarem seus projetos: “esses editais e as oportunidades que eles trazem vão multiplicar e difundir a arte no nosso país; então, participem”.

Show

Após a solenidade de abertura do evento, aconteceu o primeiro show do evento com a banda Francisco, el Hombre, que se apresentou no Mercado Municipal da cidade de Goiás. A banda, que completou 10 anos de estrada, movimentou o público, fazendo com que todos cantassem e dançassem ao som de suas músicas.

A animação do público presente na cidade de Goiás contagiou a banda que estava ali pela primeira vez. “Acho que vamos voltar aqui logo, Goiás!”, afirmou o músico da banda Mateo Piracés-Ugarte. A banda ganhou Francisco, el Hombre reconhecimento internacional a partir de 2017, quando foi indicada ao Grammy Latino por melhor canção em língua portuguesa, pela canção “Triste, Louca ou Má”.

 

Confira a programação do evento no Instagram do Festival de Artes: @festivaldeartesdegoiasifg

Inscrições: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/062229a0-2ffa-49f4-b74f-a2982f9c4704/inscricao

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página