Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Itumbiara abre inscrições para a seleção para o curso de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico
Curso

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2024, 08h31 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 12h03

As aulas serão presenciais e os interessados deverão realizar as inscrições até o dia 7 de março

O Câmpus Itumbiara do Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e da Coordenação do Programa Qualifica Mais ENERGIF/Itumbiara, informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para o "Curso de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico". As inscrições vão até o dia 7 de março e devem ser realizadas pela internet.

O principal objetivo do curso é promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento de energia solar fotovoltaica na cidade de Itumbiara e região.  No curso, os alunos aprenderão a instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos on e off grid de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo assim qualidade e segurança da instalação.

O curso contará com aulas teórico-práticas que serão ministradas nas dependências do IFG - Câmpus Itumbiara de forma totalmente presencial. As aulas acontecerão no período noturno (segunda a sexta-feira) e diurno, aos sábados, e o curso possui carga total de 200h, o que corresponde a aproximadamente 3 meses e meio de aulas. O período de realização das aulas está  previsto para o período e 25 de março a 04 de julho de 2024.

São ofertadas, neste processo seletivo, 80 vagas divididas em duas turmas de 40 alunos, (serão disponibilizadas 64 vagas para ampla concorrência e 16 vagas - 20% - para o público feminino)
O público alvo são as pessoas com 18 anos ou mais de idade e com Ensino Fundamental I (1º a 5º ano) completo. O curso é totalmente gratuito e o aluno receberá auxílio estudantil.

Caso a quantidade de candidatos interessados seja maior que a quantidade de vagas disponíveis para o curso, será realizado um sorteio para a seleção dos alunos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 07 de março, por meio do link: http://tinyurl.com/5n8mufaw

Qualifica Mais

O Qualifica Mais Energif é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com carga horária mínima de 200h. O Programa Energif é estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades. O Instituto Federal de Goiás (IFG) participa do Programa por meio do Câmpus Itumbiara.

•  Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo para os cursos, o interessado deverá entrar em contato com o câmpus, pelos telefones: (64) 2103 5600 / (64) 98119 0191/ (64) 99220 1256.