Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professores do IFG participam de evento no México
EVENTO INTERNACIONAL

Professores do IFG participam de evento no México

Publicado: Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 13h38 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 11h21

Evento discutiu o tema "turismo sustentável e includente"

Dois professores do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram do III Encontro da Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo, Território e Autodeterminação – REESCRITA, realizado no Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey (TEC), com o tema Reflexões para um "Turismo Sustentável e Includente", entre os dias 29 de janeiro a 2 de fevereiro, na cidade de Cuernavaca (México). Os professores Sandro de Oliveira Safadi (IFG/Anápolis) e Juliana Moraes Franzão (IFG/Itumbiara) integraram a missão científica brasileira presente no evento, que tinha representantes também da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Universidade de Brasília (UnB).

O grupo de brasileiros contou também com as presenças de Thiago Sebastiano de Melo (CET/UnB); Janete Rego Silva (UEG/Goiás) e Uelinton Rodrigues Barbosa (UEG/Goiás).

Além de contribuir com o evento, a missão realizou trabalhos de campo e reuniões de articulações com representantes da instituição organizadora, do governo do estado de Morelos e com representantes de empreendimentos e trabalhadores do turismo.

A missão propiciou o fortalecimento das aproximações institucionais que têm sido construídas para subsidiar propostas de parcerias para o turismo no Centro-Oeste e especificamente entre as instituições mencionadas. Os dois eixos principais apontados para possíveis projetos Brasil-México envolvendo as experiências turísticas foram Desenvolvimento Rural e Patrimônio.

A REESCRITA é uma rede organizada atualmente por pesquisadores com vínculos em instituições do Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha e Moçambique e o próximo encontro da Rede será no Brasil, em 2026. De acordo com o professor Sandro Safadi, do IFG Anápolis, a equipe espera que os encaminhamentos propostos durante a missão contribuam para a internacionalização das instituições organizadas na REESCRITA.

Participação do IFG

Os professores Sandro Safadi e Juliana Franzão participaram da Mesa 6, cujo tema foi "Turismo, geografía e medio ambiente", ao lado do professor mexicano Francisco Vasques. Essa mesa foi realizada no dia 31 de janeiro. Além disso, o professor Sandro foi o moderador da Mesa 4 - "Turismo como política del sujeto".

Além das mesas, o evento teve conferências, visitas culturais e turísticas, encontro com representantes da indústria turística e sessões de acordos acadêmicos.

Professores Juliana e Sandro, durante a mesa 6

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis