Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aulas da 4ª turma do Qualifica Mais começam nesta terça-feira, 26
Qualifica Mais

Aulas da 4ª turma do Qualifica Mais começam nesta terça-feira, 26

Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 12h27 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 11h21

Em atividade realizada ontem, os alunos conheceram os professores e a dinâmica das aulas

O Câmpus realizou ontem, dia 25, a aula inaugural da 4ª turma do curso de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico. Esse curso, que é totalmente gratuito, é ofertado no Instituto Federal de Goiás (IFG) com o objetivo de ampliar a oferta de profissionais qualificados para o segmento de energia solar fotovoltaica na cidade de Itumbiara e região.  No curso, os alunos aprenderão a instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos on e off grid de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo assim qualidade e segurança da instalação.

A exemplo dos anos anteriores, foram ofertadas 80 vagas neste semestre, que foram divididas em duas turmas (sendo que 16 vagas, ou seja, 20%, foram reservadas ao público feminino).

O coordenador-adjunto do Programa, Marcelo Escobar, ressaltou o privilégio que os novos estudantes terão de estudar com professores doutores, em laboratórios bem equipados e de ponta, e de maneira totalmente gratuita. E mais, com carga horária superior àquela encontrada em outras instituições de ensino e de maneira totalmente gratuita e ainda com ajuda de custo aos estudantes.

Aulas
O curso contará com aulas teórico-práticas que serão ministradas nas dependências do IFG Câmpus Itumbiara de forma totalmente presencial. As aulas acontecerão no período noturno (segunda a sexta-feira) e diurno (em alguns sábados). O horário das aulas será das 19h às 22h15, com início nesta terça-feira, 26 de março, seguindo até o dia 04 de julho; totalizando 200 horas de curso.

As aulas serão nas salas 3 e 4 do chamado Bloco Antigo, e também em alguns laboratórios como o de Fontes Renováveis, Laboratório de Instalações Elétricas, Laboratório de Eletrônica; e também em outros espaços como os telhados didático, usinas em solos, estação solarimétrica e bancadas didáticas (que por meio de simulação permitirão aos alunos estudar o movimento do sol, apesar das aulas serem no período noturno).

Benefício
Os alunos participantes do Programa receberão R$ 400,00, que serão pagos em duas parcelas, e o pagamento estará condicionado à frequência do aluno nas aulas e também ao cadastro na plataforma do Sou Gov.br: https://sougov.sigepe.gov.br/sougov/

Qualifica Mais
O Qualifica Mais Energif é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com carga horária mínima de 200h. O Programa Energif é estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades. O Instituto Federal de Goiás (IFG) participa do Programa por meio do Câmpus Itumbiara e Câmpus Uruaçu, ofertando 160 vagas anuais em cada uma das respectivas unidades.

Contato
Em caso de dúvidas sobre a realização do curso, o interessado deverá entrar em contato com o coordenador geral do curso, prof. Ghunter Paulo, via WhatsApp: (64) 98119 0191

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.