Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Delegação do Câmpus Itumbiara participa do I Congresso dos Estudantes do IFG em Uruaçu
CONGRESSO DOS ESTUDANTES

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 11h35 | Última atualização em Quinta, 28 de Dezembro de 2017, 11h55

Evento segue até amanhã e na programação estão previstos GTs, plenária e criação do DCE

Reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues, durante abertura do Congresso

Representantes dos cursos do Câmpus Itumbiara estão presentes no I Congresso dos Estudantes do IFG (CONEIFG) que começou ontem, 30, e segue até o próximo sábado no Câmpus Uruaçu. O encontro é organizado pela Comissão Central Sistematizadora, formada por representantes de entidades e movimentos estudantis, e que tem entre seus integrantes o jovem Hacácio Roberto Alves Santos, do Técnico em Eletrotécnica de Itumbiara. Além da plenária e das discussões segmentadas, a principal atividade do Congresso será a criação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), “entidade máxima de representação estudantil em uma Instituição de Ensino”.

A mesa de abertura do CONEIFG, foi composta por representantes dos alunos, docentes e também pelo reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva. Durante suas palavras iniciais, além de parabenizar o estudantes pela organização do evento e ressaltar a importância da organização do segmento, o reitor fez uma contextualização sobre a distribuição e uso dosorçamento destinados aos institutos federais e, em particular, ao Instituto Federal de Goiás.

Os demais participantes da mesa de abertura ressaltaram a necessidade dos estudantes manterem a postura de sujeitos políticos nos espaços em que ocupam, participarem dos debates institucionais e das demais discussões sobre a rotina acadêmica e continuar atualizados sobre a conjuntura social, política e econômica do país. Tudo isso visando ao crescimento, fortalecimento e reconhecimento do movimento estudantil.

Participação
Representado o curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Itumbiara, o graduando Igor Sartini Cardoso de Melo afirmou que mesmo diante da escassez orçamentária, é importante que os docentes e alunos mantenham-se empenhados e motivados a realizar projetos e pesquisas com os recursos disponíveis, mas também busquem outras formas de parcerias para viabilizar a ciência e a tecnologia. Igor ainda mencionou que é necessário buscar um maior reconhecimento da Instituição perante à sociedade, e ressaltou a necessidade de ampliar a divulgação das experiências exitosas dos trabalhos acadêmicos.

Já o colega do curso de Engenharia Elétrica, Max Victor Fideles Cunha, incentivou a prática do empreendedorismo junto aos estudantes, reivindicou a realização de mais eventos específicos para os cursos de exatas do IFG e destacou que o trabalho em conjunto de docentes, gestores e alunos é primordial para a melhoria da Instituição.

Plenária e grupos de trabalho
Na manhã desta sexta-feira os estudantes estão separados em grupos de trabalho para discutir cinco temas gerais: Assistência Estudantil, Movimento Estudantil Superior, Movimento Estudantil Médio, Políticas de Inclusão e os Conselhos Institucionais. Na sequência eles irão realizar uma Plenária Estatutária e darão início à criação do DCE. O congresso será encerrado no sábado, dia 02, com a realização da Plenária Final.

Alunos do Câmpus Itumbiara interagem com outros participantes do CONEIFG

Veja fotos aqui.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.