Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa desenvolve sistemas de identificação de odores para o treinamento de cães de detecção
pesquisa

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2023, 12h39 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 11h01

Grupo de pesquisadores é formado por professor e estudantes do Câmpus Luziânia

Integrantes do Canil Castro; do Projeto K-9, de São Paulo; e militar do Corpo de Bombeiros de Goiás

O Câmpus Luziânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu nesta quarta-feira, 30 de agosto, a visita de integrantes do Projeto K-9, de São Paulo; do Canil Castro e militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e de Goiás. Dentre esses, estava o cão Dexter, da raça Beagle, que atua na série Perícia Lab, do Canal AXN. Os visitantes acompanharam os estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Química & Cinotecnia do Câmpus Luziânia, que visa apoiar de forma científica os cães de faro.

O professor Daniel Luiz Rodrigues da Annunciação, coordenador do grupo de pesquisa, explicou que os cães de faro são, mundialmente, considerados um dos métodos mais eficientes de detecção, em decorrência de um sistema olfativo apurado, que contem cerca de 220 milhões de células olfativas. Estes cães são capazes de discriminar e identificar diferentes classes de substâncias em baixas concentrações, atuando em tempo real, com seletividade e sensibilidade. Seu olfato apurado é utilizado na busca de diferentes materiais como drogas, armas/munições, explosivos, dispositivos eletrônicos de armazenamento, pessoas desaparecidas, cadáveres, conservação de espécies e até algumas doenças em humanos.

Pesquisas

Atualmente, o Câmpus Luziânia realiza pesquisas que desenvolvem sistemas de identificação de odores e o preparo de auxiliares de treinamento para os cães de detecção de diferentes tipos de materiais. O professor Daniel Annunciação explicou aos presentes como é feito o trabalho do grupo Pesquisa Química & Cinotecnia para alcançarem os odores esperados.

As alunas do 2° ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Química, Laila Valadão e Luiza Vieira, apresentaram os resultados do estudo que investiga a assinatura de odor de armas e munições. A estudante Layra Meireles mostrou os avanços na descoberta do perfil químico de odor dos dispositivos eletrônicos de armazenamento. Já o aluno do curso superior de licenciatura em Química, Raimundo Pereira, expôs o sistema de impregnação de odores, desenvolvido como seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Para finalizar a visita, os cães realizaram um treinamento nas dependências do Câmpus Luziânia, onde os alunos do grupo de pesquisa esconderam materiais impregnados com odores de interesse. “O exercício demonstrou a eficiência do nosso melhor amigo no trabalho de detecção”, disse o professor Daniel Annunciação.

Professor Daniel Annunciação explica sua pesquisa para os visitantes.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia