Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Plenárias da revisão do Regimento Geral começam nesta segunda-feira, 4 de setembro
DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 11h16 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 11h01

As plenárias serão realizadas no Câmpus Aparecida de Goiânia. As votações serão restritas aos delegados das unidades do IFG (câmpus e Reitoria) e aos delegados natos

O Instituto Federal de Goiás (IFG) inicia hoje, 4 de setembro, as plenárias finais da revisão do Regimento Geral. A etapa de discussão das propostas do Regimento será realizada em até três rodadas, no Câmpus Aparecida de Goiânia. As votações nas plenárias serão restritas aos delegados das unidades do IFG (câmpus e Reitoria) e aos delegados natos, que são os membros do Colégio de Dirigentes e da Comissão Sistematizadora (Resolução nº 32/2019).

O cronograma foi definido pela Comissão Sistematizadora e, posteriormente, aprovado pelo Consup (Resolução nº 171) no dia 26 de julho. De acordo com o documento, a discussão das propostas do Regimento será realizada no Câmpus Aparecida de Goiânia, em três rodadas que acontecerão no período de: 4 a 6 de setembro; 9 a 11 de outubro; e, se for necessário, 25 a 27 de outubro. A previsão é de que a minuta final do Regimento seja encaminhada ao Conselho Superior (Consup) até o final de novembro, para ser votada no dia 11 de dezembro.

Em decisão por consenso, a Comissão Sistematizadora deliberou pela validação de todo o trabalho já realizado, inclusive a eleição dos delegados de cada unidade. Cada unidade elegeu três delegados, sendo um representante dos professores, um dos técnicos administrativos e um dos estudantes, com duas exceções: o Câmpus Goiânia teve direito a quatro delegados por segmentos, totalizando 12, e na Reitoria foram eleitos três técnicos administrativos.

A Comissão Sistematizadora também decidiu manter a metodologia do processo de revisão do Regimento Geral (aprovada pelo Consup) e o Caderno de Propostas, resultado da sistematização das proposições discutidas e aprovadas nas unidades.

Retomada

O processo de revisão do Regimento Geral do IFG foi retomado no início deste ano, quando o Consup, por meio da Resolução nº 159, de 22 de março, autorizou a Comissão Sistematizadora a dar continuidade aos trabalhos que tinham sido suspensos em razão da pandemia de Covid-19. A Diretoria Executiva consultou os integrantes, e as vagas dos que decidiram não continuar na Comissão foram redefinidas, a partir da indicação de suas respectivas unidades.

A Comissão Sistematizadora, já com os novos integrantes, reuniu-se pela primeira vez no início de maio e identificou a necessidade de rememorar o trabalho desenvolvido anteriormente. Numa segunda reunião, que contou com a presença da reitora, professora Oneida Irigon, e o professor Ruberley Rodrigues de Souza (diretor-geral do Câmpus Jataí), foi apresentado um histórico das atividades passadas.

Os trabalhos continuaram com a eleição do novo coordenador, Luciano Perilo (Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional/Reitoria), e também da nova secretária, Marisa Vento (Câmpus Aparecida de Goiânia). Na sequência, vieram as discussões sobre metodologia e cronograma de atividades e as deliberações necessárias para a retomada do processo de revisão do Regimento Geral.

Regimento

O Regimento Geral é um documento no qual consta o detalhamento da estrutura organizacional da Instituição, bem como as competências das unidades administrativas, as atribuições dos dirigentes e a relação funcional existente no âmbito do instituto federal.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.