Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do curso de Sistemas de Informação desenvolvem jogos digitais

Estudantes do curso de Sistemas de Informação desenvolvem jogos digitais

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 10h46 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 12h39

As atividades são realizadas na disciplina de Desenvolvimento de Jogos

Estudantes do curso de Desenvolvimento de Jogos

Como diz o velho ditado, por que não unir o útil ao agradável? O gosto pelos jogos digitais se transformou em oportunidade de conhecimento. No Instituto Federal de Goiás – Câmpus Luziânia, os estudantes do sétimo período do curso superior de bacharelado em Sistemas de Informação desenvolvem seus próprios jogos digitais, na disciplina optativa de Desenvolvimento de Jogos.

Com a linguagem de programação Java, os estudantes aprendem a desenvolver jogos completos, como os famosos: Pong, Pac man, Flappy Bird, Tower Defense, Minecraft, Space Invaders, Team Fortress, Catch the Crab, Golf, Brick Breaker, Tic Tac Toe e Candy Crush.

Cada aluno está produzindo um jogo digital diferente, usando a sua própria criatividade. O trabalho final da disciplina envolve a produção de um jogo único e inédito e a elaboração de um artigo científico sobre o jogo produzido. Todo o processo é desenvolvido desde o início do semestre, sob a supervisão e orientação do professor da disciplina, Ernane Rosa Martins. Os jogos criados serão apresentados e disponibilizados no final deste período letivo.

Durante o semestre, é proporcionado aos estudantes conhecimentos sobre programação de jogos, lógica de programação de games, programação avançada de games, game design, criação de artes para jogos, mercado e oportunidades na área dos games.

É a primeira vez que o Câmpus Luziânia oferta a disciplina de Desenvolvimento de Jogos, que teve início neste segundo semestre letivo de 2023. “Os conhecimentos adquiridos e a habilidade de criar jogos não só são grandes diferenciais competitivos no mercado de trabalho, como também estimulam nos alunos a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas, a curiosidade e a motivação, além de proporcionar o aprofundamento das práticas de programação”, afirmou o professor Ernane, sobre os benefícios da disciplina.

O docente explicou ainda que o desenvolvimento de jogos digitais vem ganhando muito espaço profissional e aquecendo o mercado de trabalho. “Existe, hoje, um vasto campo de atuação para profissionais desta área, como game designer, agências de publicidade, empresas de desenvolvimento de jogos digitais, instituições educacionais, produtoras de websites, animação e vídeo, veículos de comunicação em geral, institutos e centros de pesquisa, realidade aumentada e realidade virtual”, contou o professor.

A disciplina teve boa aceitação entre os estudantes. Elder Luiz Moreira ressalta a criatividade. “Temos a oportunidade de expressarmos nossa criatividade ao criar jogos únicos e envolventes com nosso próprio código”, afirmou o aluno. Luciano Gonçalves da Silva Pereira destacou a prática de programação que a disciplina proporciona. “A matéria agrega conhecimentos não só para a área de jogos, mas também para a prática de Java como um todo”, disse. Já o estudante Marlon Álan de Sousa Oliveira considerou positiva “a visualização da programação mais voltada para os games, além de uma outra maneira de colocar em prática os conhecimentos de orientação a objetos”.

Vestibular Enem 2024

Uma oportunidade de ter esses conhecimentos é ingressando no curso superior de Bacharelado em Sistemas de Informação. O Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para seu Vestibular Enem 2024 até o dia 15 de novembro, pelo site: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/vestibular-enem. As inscrições são gratuitas.

A seleção é feita com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que pode ser desde 2013 até 2023, de acordo com a escolha do candidato.

O Câmpus Luziânia oferta 20 vagas para o curso de Sistemas de Informação e 20 para licenciatura em Química.

Veja aqui o edital.

Faça sua inscrição: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/vestibular-enem

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.