Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sete câmpus vão iniciar o ano letivo de 2024 com novo sistema de gestão acadêmica
suap ensino

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 10h32 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 09h29

Novo sistema, denominado SUAP-Ensino, substituirá o Q-Acadêmico e será implantado integralmente até 2025

Servidores do Câmpus Aparecida de Goiânia participam de treinamento para a utilização do novo sistema SUAP-Ensino

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está concluindo mais uma etapa do processo de implantação do novo sistema de gestão acadêmica, o módulo SUAP-Ensino, que substituirá o Q-Acadêmico. Depois de realizar treinamentos para os servidores diretamente envolvidos nos registros acadêmicos, sete câmpus vão utilizar o novo sistema a partir do próximo ano letivo.

Os câmpus que migrarão para o novo sistema em 2024 são: Aparecida de Goiânia, Formosa, Goiânia Oeste, Jataí, Luziânia, Senador Canedo e Uruaçu. A implantação do Suap-Ensino está se dando de forma gradual, devido à complexidade de preparo do sistema e treinamento dos servidores dos câmpus.

Ela foi iniciada em agosto deste ano, com a utilização do novo sistema para a gestão acadêmica de cursos ministrados a distância e será finalizada em 2025, quando os demais câmpus do IFG também substituirão o Q-Acadêmico.

O processo de implantação é coordenado pelas diretorias de Gestão Acadêmica e de Tecnologia da Informação, juntamente com uma comissão instituída pela Portaria 1712/2023. O módulo SUAP-Ensino, que já é amplamente utilizado pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, permitirá aos usuários mais autonomia e agilidade na gestão de dados acadêmicos.

Treinamentos

O SUAP-Ensino promoverá mudanças como gestão dos planos de ensino, emissão de documentos pelos alunos e possibilitará mais celeridade dos procedimentos acadêmicos. As mudanças atingem toda a comunidade acadêmica, dos gestores dos dados aos docentes e alunos. Mas os docentes que passarão a usar o novo sistema em 2024, vão continuar tendo acesso ao Q-acadêmico) para consultas.
A Diretoria de Gestão Acadêmica já promoveu treinamento para os servidores dos câmpus Formosa (27/11), Aparecida de Goiânia (1º/12), Cidade de Goiás (11/12), Senador Canedo (13/12), Luziânia (18/12) e Uruaçu (19/12). O treinamento para o Câmpus Goiânia Oeste será dia 9 de janeiro. A diretoria também disponibilizará tutoriais para que a comunidade acadêmica conheça o novo módulo.

Para mais informações sobre o novo sistema, acesse a página do SUAP-Ensino

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.