Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Formação de Doulas certifica mais de 50 mulheres, entre elas uma indígena
Início do conteúdo da página
extensão

Curso de Formação de Doulas certifica mais de 50 mulheres, entre elas uma indígena

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 09h29

Projeto foi realizado em parceria com o Instituto Matriusca e apoio da ASDOULASRIDE

Discurso da oradora Natália Felício Ramos
Discurso da oradora Natália Felício Ramos

No último sábado, 16 de dezembro, o Câmpus Luziânia foi palco de muita emoção entre as formandas do curso de Formação de Doulas, ofertado pelo IFG em parceria com o Instituto Matriusca e Associação de Doulas do Distrito Federal e Entorno (ASDOULASRIDE). A indígena Tsahojo Lila Kuikuro, 22 anos, da aldeia Lahatua, afirmou que este foi um sonho realizado. “Eu gostei muito do curso e agora quero fazer faculdade”, disse Kuikuro muito emocionada em seu depoimento.

Como Kuikuro, outras 54 mulheres concluíram o curso de Formação de Doulas, ofertado nos câmpus Águas Lindas, Formosa, Luziânia e Valparaíso. Com carga horária de 246 horas e aulas no formato on-line e presencial, as novas doulas estão aptas para o trabalho autônomo com gestantes e grupos de apoio à maternidade, para o acompanhamento de mulheres durante o seu ciclo gravídico-puerperal (do início da gestação até o resguardo).

Para a doula recém-formada Sebastiana Mendes do Nascimento, esta foi uma excelente oportunidade. “Eu sempre gostei de ajudar as pessoas, minha mãe foi parteira e sempre me identifiquei com o trabalho de doula. Sou muito feliz por ter me formado e por poder ajudar mais mulheres, além de ser uma oportunidade de fonte de renda”, comentou dona Sebastiana Mendes.

Também presente na cerimônia de certificação, a professora do curso Nathalie Alcântara falou sobre “ser doula”. “Nós somos uma irmandade, é sempre uma dando apoio pra outra. Ser doula é isso… é empatia, é amor, é se doar. É a capacidade de oferecer compaixão e saber ouvir. Ser doula vai além de saber se a gestante está pronta”. Ainda em seu discurso, a professora Nathalie deixou um recado para as novas doulas: “Sejam as mulheres que inspiram voo para outras mulheres. Sempre se fortaleçam pelo voo umas das outras”.

A gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Luziânia, professora Simone Paixão, e a presidente do Instituto Matriusca, Marilda Castro, informaram que no próximo semestre haverá novas turmas do curso de Formação de Doulas nos câmpus. Quando o edital for publicado, o IFG divulgará no seu site e redes sociais. “Buscamos cada vez mais ampliar o curso de Doulas. Toda mulher tem o direito de ser doula”, afirmou Marilda Castro.

Ao parabenizar as formandas, o diretor-geral do Câmpus Luziânia, professor Reinaldo Reis, falou da importância das mulheres buscarem seus direitos . “Parabenizo todas vocês e agradeço a confiança depositada no IFG nesse processo de formação. Isso demonstra nossa capacidade de promover políticas públicas e de avançar na construção de direitos. É muito gratificante ver vocês avançando na luta pelos direitos das mulheres”, concluiu.

Participaram também da cerimônia a presidente da Associação de Doulas do Distrito Federal e Entorno (ASDOULASRIDE), Kawane Cândia; a coordenadora-geral do curso de Formação de Doulas e professora do Câmpus Águas Lindas, Camila Roberta Estéfano; a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Valparaíso, professora Danielle Pereira da Costa; e a professora do Câmpus Formosa e também professora do curso de Formação de Doulas, Vanessa Gomes Franca, que representou o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Formosa, professor Bruno Quirino Leal.

 

Entenda sobre o trabalho da doula

Doula é a profissional que fornece apoio físico, emocional e informativo contínuo à mãe, antes, durante e logo após o parto. A doula não substitui o papel do médico, mas trabalha em colaboração com ele. Muitas mulheres escolhem ter uma doula presente durante a sua gravidez e parto, pois oferecem benefícios únicos.

A palavra “doula” vem da Grécia antiga e significa “criada da mulher”. Uma doula pode dar apoio às mulheres grávidas, quer estejam em trabalho de parto. Durante este tempo, a doula é uma fonte contínua de apoio e encorajamento para a mãe.

Ela é também uma “defensora da mãe”, ajudando-a a tomar decisões sobre os seus cuidados durante a gestação e o parto. A doula é habitualmente uma pessoa do sexo feminino, pois a parturiente geralmente assim prefere devido à intimidade do momento do parto.

 

Veja as fotos da cerimônia de certificação da 3ª turma de Formação de Doulas, realizada no Câmpus Luziânia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1093213908301112&type=3 .

 

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.

Fim do conteúdo da página