Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Panificação Caseira e Confeitaria gera oportunidades para mulheres de Luziânia
Início do conteúdo da página
extensão

Curso de Panificação Caseira e Confeitaria gera oportunidades para mulheres de Luziânia

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 10h06 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 10h06

50 mulheres participaram do curso do Projeto Multiplicar a Proteção

imagem sem descrição.

Aprendi muito e já estou vendendo. Tem dias que tenho tantas encomendas que nem tenho tempo pra mim. Foi muito bom aprender a fazer bolo profissional”, afirmou a concluinte do curso de Panificação Caseira e Confeitaria, Gircélia Martins da Silva. Assim como Gircélia, outras 49 mulheres de Luziânia e região tiveram a oportunidade de mudar as suas vidas, com momentos de reflexões sobre cidadania e com aulas práticas e teóricas sobre confeitaria e panificação.

Integrante do Projeto Multiplicar a Proteção, que visa promover o fortalecimento de vínculos familiares e a autonomia financeira de famílias em situação de codependência química, o curso teve duração de quatro meses, com início em agosto e encerramento no dia 11 de novembro, totalizando uma carga horária de 76 horas. A professora Marizângela de Bortolo, coordenadora do projeto Multiplicar a Proteção, explicou que o Multiplicar foi dividido em três módulos: I – Desafios da reconstrução de laços familiares (48 horas); II – Acolhimento e afetividade, o Fortalecimento de vínculos e construção de novos projetos e vida (40 horas); III – voltado a profissionalização das famílias com o Curso de Panificação Caseira e Confeitaria (76 horas), com a formação de 50 mulheres selecionadas por meio de edital público.

O curso foi destinado às mulheres membros de famílias em condição de codependência química ou em situação de risco e exposição às drogas, maiores de 18 anos, e/ou mulheres responsáveis pelo provimento do lar.

Executado desde de 2019 no Câmpus Luziânia, o projeto Multiplicar a Proteção foi contemplado pelo edital Proex/IFG nº02/2022, que financiou a aquisição de produtos, a contratação de profissionais e o pagamento de bolsa para estudantes monitores. Segundo a coordenadora do projeto, professora Marizângela, em 2024, o Multiplicar poderá ofertar outros cursos, a partir de parcerias e outros editais.

 

Encerramento do curso

Na aula de encerramento do curso de Panificação Caseira e Confeitaria, que aconteceu no dia 11 de novembro, as alunas ficaram muito emocionadas, relembraram suas trajetórias e demonstraram-se gratas pelas oportunidades que estão aparecendo em suas vidas com a realização do curso. Muitas já estão vendendo bolos, pães e variedades e aumentaram a renda familiar.

Cláudia Lima contou que aprendeu muito. “Aprendemos receitas maravilhosas. Estou colocando em prática e já vendendo”, disse. Shirleia Ferreira também está fazendo sucesso com suas preparações. “Aprendi muito. Estou fazendo em casa e as pessoas já pedem que eu faça para vender”, concluiu.

 

Veja as fotos do encerramento do curso: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1093862214902948&type=3 

 

 

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.

Fim do conteúdo da página