Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Blog reúne informações sobre educação musical
Início do conteúdo da página
ENSINO

Blog reúne informações sobre educação musical

Projeto é uma iniciativa de docente do Câmpus Goiânia e busca envolver licenciandos em música da unidade

  • Criado: Segunda, 25 de Maio de 2020, 16h40
  • Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 12h44
imagem sem descrição.

Alunos do curso de Licenciatura em Música do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) e de outras instituições, além de demais interessados em educação e música têm agora mais um espaço com informações referentes à essas áreas. Trata-se do Blog Educação Musical, plataforma criada pelo professor Eliton Perpétuo Rosa Pereira, vinculado ao curso de Licenciatura em Música do câmpus. O blog já está disponível para acesso no endereço: https://blogeducacaomusical.blogspot.com

De acordo com o professor, o projeto de disponibilizar a plataforma tem como objetivo ser um ponto de referência para o acesso a conteúdos sobre a área de educação musical e que converse com o campo de conhecimento prático, profissional e acadêmico. A ideia surgiu da necessidade de se realizar postagens mais amplas e explicativas sobre conteúdos que fossem relevantes para professores de música e futuros profissionais da educação musical.

O blog compõe mais uma das ações do Câmpus Goiânia durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19, que levou à suspensão do calendário acadêmico no IFG. “O momento de isolamento social não impede o compartilhamento de saberes. Existe muita informação que pode ser divulgada nesse atual momento de pandemia, as quais podem ser transformadas em conhecimento por nós, como sujeitos aprendentes que somos. Assim, a internet se torna uma forte aliada no fortalecimento da comunicação, ampliando a possibilidade do acesso a saberes, mesmo quando estamos isolados”, afirma Eliton.

No blog, o leitor consegue acessar conteúdos da área, além de informações ligadas a associações, projetos, cursos livres, formações acadêmicas específicas, eventos e publicações que surgem tendo a educação musical como foco. A seleção do material a ser divulgado, segundo o professor, se dá por meio de critérios de disponibilidade dos autores ou de conteúdos de acesso aberto encontrados na web, “desde que considerados relevantes para o fortalecimento do que chamamos de saberes essenciais da profissão na era do conhecimento”, acrescenta. O professor reforça ainda que outro critério usado é a escrita acadêmica, com necessidade de uso de referências bibliográficas, digitais e/ou artísticas.

Além de oferecer informação aos estudiosos e profissionais da área da educação musical, o blog também tem a intenção de trazer os licenciandos em Música do Câmpus Goiânia para a produção de conteúdo. Pelo projeto, os alunos que participarem da elaboração das postagens por meio de pesquisas e elaboração de textos receberão uma declaração compatível com a quantidade de horas trabalhadas, sendo computada uma hora para cada postagem em que participar efetivamente.

A previsão, ainda de acordo com o docente, é que o blog seja alimentado até dezembro deste ano, contabilizando 150 postagens sobre educação musical. Até o momento, a página conta com publicações relacionadas a novas tecnologias no ensino da música, música na educação básica, etapas da educação musical, epistemologia da educação musical, entre outras.

Acesse o blog da Educação Musical.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página