Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Representante da região Centro-Oeste na Rede Brasil-Alemanha é professor efetivo do Câmpus Goiânia
Cooperação

Professor Joachim Werner Zang foi escolhido para representar a região Centro-Oeste na Rebralint, nova rede de cooperação acadêmica

• Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 14h09
  • Última atualização em Sexta, 09 de Junho de 2017, 14h45
Professor do IFG - Câmpus Goiânia, Joachim Werner Zang (em pé, no centro da foto), é representante da Rebralint na região Centro-Oeste

Joachim Werner Zang, professor do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, foi eleito como representante da região Centro-Oeste na Rede Brasil-Alemanha de Internacionalização do Ensino Superior (Rebralint). A nova rede de cooperação, que foi fundada no dia 30 de março, durante solenidade no Novotel, no Rio de Janeiro, reúne docentes das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), para o compartilhamento de experiências na cooperação acadêmica e técnico-científica entre brasileiros e alemães.

A nova rede é fruto da atuação de professores universitários com experiência na cooperação Brasil-Alemanha e em projetos de internacionalização das instituições de ensino brasileiras. Para a criação da Rebralint, o grupo de professores teve o apoio e suporte do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

A Rebralint surge com a missão de apoiar a internacionalização das instituições de ensino brasileiras, especialmente, na cooperação científica e acadêmica com a Alemanha, além de facilitar o acesso aos programas de intercâmbio entre os dois países. A rede foi fundada com 31 membros, com a participação de docentes de universidades brasileiras, professores visitantes alemães e representantes de instituições alemãs no Brasil.

Representantes
Entre os docentes das instituições de ensino brasileiras, os representantes da Rebralint são: a presidente da Rebralint e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Gabriela Marques –Schäfer; o professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Edjair de Souza Mota; o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e representante da região Norte na Rebralint, João Marcelo Brazão Protázio; o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e representante da região Nordeste, Fernando Antunes; o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e representante da região Sudeste, André Luiz Brandão; o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e representante da região Sul, Pedro Rafael Bolognese Fernandes; e o professor do IFG – Câmpus Goiânia e representante da região Centro-Oeste, Joachim Werner Zang.

O professor Joachim Werner Zang se diz comprometido na divulgação de informações sobre oportunidades de cooperação internacional entre Brasil e Alemanha, por exemplo, por meio de chamadas públicas para projetos bilaterais e multilaterais. Joachim enfatiza que ter o conhecimento e domínio da língua inglesa e/ou do alemão é necessário a todos que almejam estudar ou pesquisar na Alemanha. Para os interessados em aprender alemão, o professor indica alguns cursos on-line oferecidos gratuitamente pelo site.

“Esperamos aumentar o interesse e a participação de colegas e estudantes de todos os câmpus do IFG em programas de cooperação internacional, especialmente, com a Alemanha e outros países da União Europeia. Existem muitas possibilidades. O mais importante é a motivação pessoal do candidato para estudar no exterior”, enfatiza o professor Joachim Zang.

Na cerimônia em que foi indicado representante da Rebralint, o professor Joachim apresentou uma série de ações desenvolvidas por ele dentro da Instituição, desde 2003, buscando a cooperação internacional entre Brasil e Alemanha, como o Encontro Econômico Brasil – Alemanha em Goiânia (2003); Cooperação entre IFG e FH Trier e mais a organização de eventos: Seminário Internacional Universidade Viajando; as seis edições do Encontro Brasileiro-Alemão para a Produção Sustentável no Cerrado e o Cinema Alemão, em 2013, no IFG – Câmpus Goiânia.

Projetos Bilaterais

No âmbito da pesquisa, o pesquisador Joachim Zang relembrou os projetos desenvolvidos na área de meio ambiente e sustentabilidade entre Brasil e Alemanha, como o Projeto No Waste, que foi concluído em 31 de março deste ano. Além de outros projetos de pesquisa em andamento, como:

-i-NoPa-Biogás (Parceira entre Brasil e Alemanha para otimização de fermentação anaeróbia de resíduos da indústria de Bioetanol no Brasil);

-Projeto PuresBio (Parceria entre Brasil e Alemanha para o aproveitamento de resíduos da indústria do setor sucroenergético para produção de energia, fertilizantes e condicionadores de solo);

-Projeto Ashes (Parceria entre Brasil e Alemanha para projeto de reciclagem de nutrientes de resíduos de processamento termoquímico do bagaço/palha);

-Projeto Biogás Redutor e o Projeto BioSyn (Parceria entre Brasil e Alemanha para projeto que apoiará a implementação científica de um processo de produção eficiente e estável de biogás, a partir de cana-de-açúcar com rendimentos de culturas alto, bem como a extensão dos resultados para a indústria da cana).

Coordenação de Comunicação Social do IFG/Câmpus Goiânia.