Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Diversidade na produção acadêmica, científica e cultural do IFG
Mostra

Diversidade na produção acadêmica, científica e cultural do IFG

Projetos, ações e estudos desenvolvidos por servidores e alunos compõem a mostra integrada que se encerra nesta quinta-feira

• Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 15h59
  • Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 16h02
Na abertura da seção 2, o diretor de Ações Sociais da Proex, Willian Batista dos Santos, chamou a primeira apresentação

Temas variados de múltiplas áreas do conhecimento estão na rotina de servidores e estudantes do Instituto Federal de Goiás. Da Literatura à Robótica, passando pela Educação, Agroecologia e muitas outras, a produção acadêmica, científica e cultural da comunidade interna tem como uma de suas características a diversidade. Uma parte desse trabalho está presente na I Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizada dentro do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex).

Vinte e nove trabalhos compõem a Mostra Integrada, divididos em três partes. A primeira agrupou trabalhos de Literatura, Educação e Cultura. Ela abriu a mostra nesta terça-feira, com apresentações das 9 horas às 12 horas.

A segunda está em andamento na tarde desta quarta-feira, 3, com apresentações de projetos e ações na área de tecnologia aplicada. E a terceira vai encerrar a mostra, na quinta-feira, com o tema IFG e Comunidade.

A mostra desta quarta-feira começou com a apresentação dos projetos de extensão “Introdução à pesquisa científica” e “STEAM4Girls: Aprendizagem Criativa para Estímulo de Meninas Cientista”, ambos desenvolvidos por professores e alunos do IFG com alunos de escolas da rede pública.

Na sequência, está prevista a apresentação dos trabalhos “Laboratório de Diálogos Públicos: sistematização de experiência e reflexão sobre pesquisa-ação”; “O ensino da Matemática nos cursos técnicos do IFG utilizando as TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação”; “Estudo teórico de materiais bidimensionais heteroestruturados do tipo van der Waals usando Teoria funcional de Densidade (DFT)”; “Obtenção de nanomateriais estruturados mediante sistema core-shell. Uma proposta para aplicações em nanobiotecnologia”; “Otimização nas rotas de ônibus fretado: uma abordagem através do problema de roteamento de veículos”; “Casa inteligente”; “Avaliação de eficiência energética de uma edificação histórica da Cidade de Goiás”; “Influência dos tipos de reguladores de tensão e velocidade no desempenho dinâmico de geradores síncronos em sistemas de distribuição de energia utilizando o Software PSP-UFU”.

Na quinta-feira, a terceira parte da Mostra Integrada será realizada das 18 horas às 21 horas. Serão apresentados os seguintes trabalhos: “Refugiados venezuelanos: intercâmbio cultural e letramentos”; “Diáspora: sentir o outro – uma imersão no drama de milhões de refugiados”; “Trocando cartas entre FE-UFG e IFG: arquipélago de memórias: pandemia e vida cotidiana de professores, estudantes, pais/mães de alunos (famílias)”; “Pomar Educativo do Cerrado”; “Horta na escola: agroecologia e comunidade”; “A dinâmica da produção de saneantes no IFG - Campus Itumbiara, para o combate à COVID-19”; “Impactos da pandemia na realidade social: diálogos à luz do conhecimento desenvolvido pelas pesquisas no IFG Goiânia Oeste”; “O uso das redes sociais do PET Química IFG como ferramenta de combate ao Covid-19” e “Análise do campo científico brasileiro da genética humana e médica”.

A primeira parte da Mostra Integrada, realizada na terça-feira, contou com as seguintes apresentações: “8º Concurso Cultural Leitores/as Destaque do Ano”; “Quarentena Literária”; “Os sentidos da Sociologia nos livros didáticos para o Ensino Médio”; “Diálogos sobre educação: inclusão, linguagens e tecnologias lançamento da coletânea do grupo de pesquisa panecástica”;  “Abordagem de açúcares e adoçantes por meio de textos de divulgação científica para o ensino médio”; “A interação entre estudantes do IFG com as plantas medicinais e as plantas alimentícias não-convencionais (panc)”; “Sobrevivendo ao IFG: mudanças no aspecto comportamental dos alunos do ensino médio técnico do IFG Luziânia”; “Um bate papo sobre sedentarismo na adolescência: uma prática educacional” e “Comportamento e saúde mental entre adolescentes do ensino médio”.

A primeira parte da Mostra Integrada pode ser revista no link: https://www.youtube.com/watch?v=xS4Z2P1W68E

A segunda está sendo transmitida ao vivo pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=uglWKEripcU

A terceira será transmitida ao vivo nesta quinta-feira, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=MDH8W1E8wxg

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.