Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG vai desenvolver projeto para implantar usina fotovoltaica
Energia Solar

IFG vai desenvolver projeto para implantar usina fotovoltaica

Instituto inicia ações na área de energia solar e pretende implantar melhorias e economia de energia em 10 câmpus

• Publicado: Quarta, 03 de Maio de 2017, 12h19
  • Última atualização em Sexta, 09 de Junho de 2017, 14h45
Reitor e gestores na solenidade de assinatura de convênio

Cooperação Técnica e Científica que vai implementar ações do projeto de pesquisa Avaliação Técnica, Econômica e Estratégica para Implementação de Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede do Palácio Pedro Ludovico Teixeira foi assinada na manhã de hoje, 3, no auditório Mauro Borges do Palácio, em Goiânia. O Instituto Federal de Goiás (IFG), a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos do Estado de Goiás (Secima) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) assinaram acordo na solenidade. Pelo Instituto, a assinatura foi feita pelo reitor, professor Jerônimo Rodrigues da Silva.

Essa ação de hoje, afirma o reitor do IFG, “é uma atividade que mostra a presença do Instituto na perspectiva de atender às demandas regionais, do Estado de Goiás, em diferentes ações. É uma ação que demonstra o potencial de atendimento a essa e outras demandas na área de eficiência energética, energia solar e desenvolvimento sustentável. Isso tudo ocorre por causa das pesquisas existentes em nossos 14 câmpus”, finaliza.

As três instituições envolvidas participarão da implementação do projeto, que deve começar ainda esse ano e ser encerrado em 2019. Os investimentos, por parte da Secima e da Fapeg, são da ordem de R$ 2 milhões para execução de todo projeto. Entre as principais atribuições, o IFG dará apoio técnico, administrativo, financeiro e operacional, selecionando bolsistas para participação nas ações previstas no Plano de Trabalho, desenvolvendo projeto de pesquisa, elaborando estudos técnicos, relatórios e análises para instalação da usina fotovoltaica, dentre outros.

Hoje, o IFG já atua em duas frentes na questão da eficiência energética e da energia solar fotovoltaica, ou seja, na utilização interna em suas unidades de energia solar. O projeto mais adiantado é de instalação de uma usina fotovoltaica no Câmpus Goiânia, que já está em fase de contratação junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Outro projeto na área é a implantações de ações de eficiência energética que visam à economia de energia – como a utilização de lâmpadas de LED – e também a implantação de usina fotovoltaica em 10 câmpus da Instituição, que passarão a funcionar com a energia solar.

O projeto

Pelo projeto, será instalada uma usina fotovoltaica, cuja base é energia proveniente do sol. Ela atua a partir da conversão da luz do sol em eletricidade a partir do efeito fotovoltaico. Apresenta vantagens em relação às demais formas de produção de energia elétrica. Além de ela ser uma fonte de energia renovável – a irradiação do sol -, é considerada uma forma de limpa de energia, o que significa uma menor emissão de gases-estufa na atmosfera por outras fontes de energia, sua fonte é gratuita (sol); para a produção de energia solar, também não são necessárias grandes áreas e nem qualquer tipo de desmatamento, ela possui baixa necessidade de manutenção. A usina fotovoltaica será instalada no terraço do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (Praça Cívica), em Goiânia.

A equipe que fez o projeto e vai implementá-lo é formada por professores do IFG, sob a coordenação dos professores José Luis Domingos e Aylton José Alves, presentes ao evento, professores da Universidade de Brasília (UnB) e uma pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Serão selecionados ainda, para compor o grupo de trabalho, quatro bolsistas de iniciação científica – estudantes do IFG – e sete estagiários, por meio de seleção via edital.

Evento

O secretário da Secima, Vilmar Rocha, afirma que é a 1ª vez que o governo faz um evento no dia internacional do Sol, comemorado hoje, e que a energia solar é uma pauta importante. Ele fez também a nomeação dos membros do Comitê Estadual de Energia Solar Fotovoltaica, lançamento de campanha publicitária do programa Goiás Solar e reunião com empresários do setor solar fotovoltaico. Ele assinou o convênio com o IFG em nome do Estado, juntamente ao reitor do IFG e à presidente da Fapeg, Zaira Turchi.

O professor Aylton fez a apresentação do projeto destacando as vantagens da energia solar para a população, a vantagem para Goiás, já que é um Estado em que há presença do sol o ano todo: “uma das formas de energia de menor impacto ambiental, abundante e perene, é uma energia limpa”, destaca.

A presidente da Fapeg destacou a importância do convênio. “A Fapeg cumpre aqui o seu papel precípuo, que é de fomento à pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Estamos juntos também ao IFG, que já tem uma longa história no Estado na ciência e tecnologia, com equipe de excelência, professores doutores trabalhando nesse projeto”, diz.

Estiveram presentes no evento, do IFG, o pró-reitor de Administração, Ubaldo Eleutério da Silva, o de Pesquisa e Pós-graduação, Ruberley Rodrigues de Souza, além de autoridades e profissionais na área de energia solar.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.