Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Publicado o Plano de Ação Geral para Retorno Gradual e Seguro no IFG

Publicado o Plano de Ação Geral para Retorno Gradual e Seguro no IFG

Plano foi aprovado pelo Conselho Superior e embasará Resolução que apresentará os fluxos acadêmicos e administrativos necessários para o retorno presencial

• Publicado: Quinta, 04 de Novembro de 2021, 19h05
  • Última atualização em Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 14h20

[Atualizado em 19.01.2022]

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Secretaria do Conselho Superior (Consup), publicou a Resolução n. 110/2021, que apresenta à comunidade acadêmica o Plano de Ação Geral para o Retorno Seguro e Gradual das Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas no IFG. O documento foi aprovado na 74ª Reunião do Conselho Superior, realizada no dia 25 de outubro e está disponível para download (clique aqui e acesse).

A minuta do Plano de Ação Geral foi apreciada na última reunião realizada pelo Consup. Na ocasião, foram sugeridas algumas pequenas alterações, e o documento foi aprovado pelo colegiado da Instituição. Além de apresentar a metodologia que foi usada para construir o documento, o Plano indica as referências, os pressupostos, os princípios e os objetivos que embasarão o retorno às atividades presenciais do IFG, detalhando ações, grupos prioritários a serem atendidos e considerações sobre os indicadores globais de saúde a serem adotados no retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia da Covid-19.

A partir desse Plano Geral, um outro documento com normas sobre os fluxos acadêmicos e administrativos será finalizado e, posteriormente, publicado. Construída coletivamente por membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepex) e das Comissões Locais de cada uma das unidades do IFG, essa norma passará neste mês de novembro pela aprovação dos membros do Conepex e do Conselho Superior.

Plano Geral de Retorno

De acordo com a pró-reitora de Ensino da Instituição, professora Maria Valeska, “o Plano publicado neste momento apresenta os indicadores de biossegurança e suas respectivas fases para a implantação do retorno às atividades presenciais de forma segura e gradual”. Para a elaboração do documento, “foram constituídos dois grupos de trabalho: o Comitê de Mitigação e Biossegurança, com representantes da área da saúde, do IFG, do IF Goiano, do Siass, presidido pela professora Lorena Rosa, do Câmpus Goiânia Oeste; e o grupo de trabalho que chamamos de Comissão Central, composto por representantes das pró-reitorias, do SINT-IFES e do corpo estudantil, indicado pelo Diretório Central dos Estudantes”.

Segundo Maria Valeska, que é também presidente da Comissão Central, “a partir dos indicadores de biossegurança traçados pelo Comitê de Mitigação, nós construímos uma correspondência entre esses indicadores, as fases, que foram caracterizadas por cores (vermelha, laranja, amarela e verde) e criamos um conjunto de ações possíveis de serem retomadas de forma presencial em cada uma dessas fases”.

Como explica a pró-reitora, “o Plano Geral é um documento que embasará a retomada presencial das ações acadêmicas e administrativas de forma segura e gradual na Instituição. E uma questão importante é que o Plano também tem o objetivo de orientar a construção da norma que disciplinará a organização didática, acadêmica e administrativa do IFG durante esse retorno às atividades”.

Nova Resolução: fluxos acadêmicos e administrativos

Como a pró-reitora Maria Valeska ressaltou, dois documentos embasarão o retorno presencial seguro no IFG: “este Plano Geral publicado e um segundo documento que está em fase final de elaboração. Essa norma disciplinará os fluxos para a implementação das fases do retorno no IFG”.

O documento, em fase final de elaboração, está sendo construído por um grupo de integrantes do Conepex. Maria Valeska ressalta que “essa norma será a resolução responsável por regular os fluxos acadêmicos e administrativos, quando nós entrarmos nas fases laranja, amarela ou verde”. Informações sobre os indicadores que constituem essas fases podem ser vistos no quadro presente no Plano Geral a partir da página 18.

A pró-reitora enfatiza que a Resolução n. 110 (Plano Geral) não prevê uma data de retorno às atividades presenciais: “nós não estabelecemos uma data de retorno, porque o retorno a quaisquer atividades presenciais deverá se dar a partir dos indicadores de biossegurança nos câmpus e na Reitoria. Caso o câmpus tenha chegado a determinados indicadores de biossegurança e, portanto, esteja na fase laranja, amarela ou verde, ele poderá retomar as atividades previstas”.

Como esclarece a docente, “o percentual de 100% de presencialidade vai ser retomado somente na fase verde. Então, retomar disciplinas práticas, disciplinas teóricas, estágios, todas as atividades dos câmpus, ainda que com os protocolos de mitigação, tais como o uso de máscara, distanciamento social, isso só vai se dar na fase verde”.

• Os servidores devem encaminhar para a chefia imediata, via e-mail institucional, a comprovação do ciclo vacinal completo (dose única ou duas doses), enviando cópia do cartão ou carteira de vacinação, ou comprovante retirado do aplicativo Conecte SUS. O envio dos documentos deve ser feito até o dia 14 de fevereiro de 2022 em todos os câmpus e na Reitoria.
  • IMPORTANTE: A RESOLUÇÃO Nº 118, de 10 de dezembro de 2021 (PDF 1203 KB) consolida o Plano de Ação Geral para o Retorno Seguro e Gradual das Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas no IFG e revoga a RESOLUÇÃO 110/2021 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG, de 3 de novembro de 2021, a RESOLUÇÃO 114/2021 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG, de 9 de novembro de 2021, e a RESOLUÇÃO 115/2021 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG, de 2 de dezembro 2021.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.