Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mudas de plantas nativas do cerrado são plantadas no Câmpus Anápolis
Início do conteúdo da página
Meio Ambiente

Mudas de plantas nativas do cerrado são plantadas no Câmpus Anápolis

Projeto está sendo desenvolvido em parceria com a prefeitura de Anápolis

  • Publicado: Quarta, 22 de Dezembro de 2021, 15h28
  • Última atualização em Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 15h52
Registro de alguns momentos do plantio já realizado

O Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Anápolis, estabeleceu parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano da Prefeitura de Anápolis e, por meio da assinatura de um Termo de Cooperação do Programa Pró-Água, está realizando o plantio de 100 mudas de 20 espécies diferentes de plantas nativas do cerrado. O plantio teve início no sábado, 18, quando foram plantadas cerca de 80 mudas, e prossegue por toda esta semana. O projeto conta também com a parceria do Grupo de Estudos em Ambiente e Sociedade – GEAS – grupo de pesquisa ligado ao Câmpus Formosa e que tem entre seus associados pesquisadores do IFG Anápolis.

O objetivo do projeto é recuperar áreas degradadas do câmpus, além de fomentar o paisagismo com plantas nativas do cerrado e promover a sustentabilidade, valorizando as espécies nativas. O projeto visa também aprender sobre a prática de técnicas agroecológicas, que podem servir para futuros projetos de ensino, pesquisa e extensão no câmpus.

A ideia do projeto surgiu em 2019, mas não seguiu adiante por falta de articulação do câmpus com a prefeitura e também por causa da pandemia de Covid-19. Há cerca de dois meses, o professor Rangel Godinho entrou em contato com a servidora da prefeitura de Anápolis, Ane Emanuela Marinho, que sugeriu a ideia do plantio no câmpus e orientou sobre o procedimento para solicitar as mudas junto à prefeitura. Dessa forma, a ideia pôde ser colocada em prática, para o quê foi imprescindível a participação do professor Carlos Angeluci, do IFG Goiânia, que orientou quanto à técnica usado no plantio.

Pelo Câmpus Anápolis, estão envolvidos diretamente no projeto a direção-geral, através da professora Kátia Fernandes, a Gerência de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Gepex), por meio do professor Jacques Elias de Carvalho, os professores Geraldo Witeze Jr., Elza Gabriela e Rangel Godinho, e o servidor terceirizado do câmpus, que também é aluno da instituição, Erivaldo Felix Pereira.

De acordo com o professor Geraldo, o ciclo não está encerrado. “Trata-se de um projeto de médio prazo para recuperar áreas degradadas do câmpus usando os princípios da agroecologia, promovendo um ambiente mais saudável, sustentável, bonito e prazeroso a toda a comunidade acadêmica”, destaca o professor. De acordo com ele, uma nova etapa do projeto, com o plantio de mais mudas, deve acontecer em janeiro.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

Fim do conteúdo da página