Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Orçamento institucional é discutido em evento no IFG

Orçamento institucional é discutido em evento no IFG

Planejamento, transparência, necessidade de um orçamento justo e bloqueio foram algumas das pautas do webinar, que foi transmitido pelo YouTube, nesta segunda-feira, 30

• Publicado: Segunda, 30 de Maio de 2022, 20h06
  • Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 17h05

O Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou nesta segunda-feira, 30 de maio, um webinar sobre o orçamento da Instituição. Entre os assuntos tratados no evento estava o orçamento institucional, o planejamento, a transparência e a necessidade de lutar por um orçamento justo. Participaram do evento on-line a reitora do IFG, professora Oneida Irigon, e o pró-reitor de Administração, Diego Xavier. O assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFG, Weber Tavares, foi o mediador do evento. O webinar também contou com a tradução dos intérpretes de libras Eglaia Nunes, Luna Constantino, Beatriz Queluz e Marcelo Bessa.

A reitora do IFG, professora Oneida Irigon, em sua fala, chamou atenção para a importância de fazer esse tipo de evento. Como destacou a gestora, o webinar engloba compromissos importantes da gestão, permitindo que a comunidade entenda como foi o processo de construção e de execução do orçamento do IFG e observe, também, os desafios institucionais diante das restrições orçamentárias vivenciadas.

Orçamento institucional e bloqueio

O orçamento do IFG foi apresentado pelo pró-reitor de Administração, Diego Xavier. Em sua apresentação, o gestor explicou como funciona a Lei Orçamentária Anual (LOA), falou sobre os tipos de despesas previstas, sobre recursos e mostrou como é dividido o orçamento institucional.

Diego Xavier deixou claro que “o orçamento previsto na LOA não atende às necessidades da Instituição”. Mostrando o histórico dos últimos 10 anos do orçamento do IFG, o gestor pontuou: “o orçamento não acompanha o crescimento da nossa estrutura e, mais do que isso, não acompanha o crescimento da inflação do período”.

Diego ressaltou que o planejamento orçamentário de 2022 tem sido discutido desde o ano passado e pontuou que os gestores foram pegos de surpresa com o informe a respeito do bloqueio realizado pelo Governo Federal, na última sexta-feira, 27 de maio. Um bloqueio que, como pontuou o gestor, também impactou os organizadores do webinar: “já estávamos com todo nosso planejamento pronto, quando recebemos a comunicação a respeito”. Como destacou Diego, “essa ação irá impactar muito as ações já planejadas no IFG”.

Necessidade de um orçamento justo

Sobre o bloqueio realizado pelo Governo Federal, a reitora do IFG salientou: “são vários os desafios enfrentados pela Instituição diante dessas restrições que estamos vivenciando, sobretudo quando se tem um orçamento muito aquém do valor que realmente se faz necessário.” Oneida ressaltou a importância de lutar por um orçamento justo: “já antecipo a necessidade de lutarmos sempre por um orçamento justo, que esteja previsto na LOA, para não ficarmos reféns de outros meios para alocar recursos extras”.

A gestora ainda pontuou: “como desdobramento do bloqueio anunciado e já efetivado, iniciamos um conjunto de ações de mobilização junto a congressistas, a reitores e reitoras de instituições públicas do estado de Goiás e junto à comunidade acadêmica do IFG.” Nesse sentido, a reitora pontuou que nesta terça-feira, 30, tem uma agenda para cumprir no sentido de conversar com alguns parlamentares em Brasília, em prol de uma mobilização.

Conforme nota publicada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o bloqueio realizado pelo Governo Federal "ocorre nos recursos destinados à manutenção das instituições. Ou seja, atividades essenciais de ensino, pesquisa e extensão, visitas técnicas e insumos de laboratórios serão cortadas dos estudantes. Serviços de limpeza e segurança também deverão ser afetados, acarretando em demissões e, consequentemente, em desemprego, em um momento de tentativa de aquecimento econômico pós-pandemia”.

Acesso à execução do orçamento do IFG

Um dos pontos ressaltados no webinar foi a forma como a comunidade acadêmica pode acompanhar o orçamento do IFG. Segundo Diego Xavier, por meio de uma página criada no site institucional, “toda a comunidade poderá acompanhar a execução orçamentária nas unidades do IFG”. Nesse link, a Pró-Reitoria de Administração disponibiliza, a partir do mês de maio de 2022, o acompanhamento mensal da execução orçamentária das unidades, além de outras informações. Acesse: https://www.ifg.edu.br/planejamento-orcamentario?showall=&limitstart=

Assista ao webinar: https://youtu.be/GX9B7kL4eG0

Acesse  o arquivo com a apresentação sobre o orçamento do IFG

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.