Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Solenidade de encerramento do Projeto Formação EJA/IFG será realizada na quarta-feira, 22 de junho
EJA

Projeto de formação para alunos e professores da modalidade de Educação de Jovens e Adultos foi realizado durante a pandemia da Covid-19

• Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2022, 18h57
  • Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2022, 08h05
Aula remota de um curso ofertado pelo Projeto Formação EJA/IFG

O Instituto Federal de Goiás (IFG) realizará na próxima quarta-feira, 22 de junho, a cerimônia de encerramento do Projeto Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos das Redes Municipais de Ensino de Goiás (Projeto Formação EJA/IFG). O evento iniciará às 14h e contará com gestores do IFG e das prefeituras envolvidas no Projeto. A solenidade acontecerá no Alfre Hotels, em Goiânia.

Voltado ao desenvolvimento de ações para a implementação da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Projeto foi selecionado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), a partir de uma proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Ensino do IFG. Ao longo de dois anos, o Projeto ofertou cursos voltados a estudantes da modalidade de jovens e adultos, para servidores do IFG e também servidores das redes municipais e estaduais de ensino do Estado de Goiás.

Com recursos do Termo de Execução Descentralizada n. 8620 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o projeto-piloto propôs a oferta de cursos de Formação Continuada para servidores do IFG e para professores das Redes Municipais e Estaduais de Goiás e, também, a oferta de cursos FIC integrados ao Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio para os estudantes da EJA, conforme parceria realizada com as prefeituras dos municípios de Luziânia, Senador Canedo, Novo Gama, Cidade Ocidental, Goiânia e Inhumas, por meio dos câmpus Luziânia, Senador Canedo, Inhumas do IFG e a Reitoria da Instituição.

Cursos

Ao todo, foram ofertados cursos em três etapas. Na primeira, devido à pandemia e com a necessária readequação diante da situação no país, foi feito um curso online para professor formador da EJA. No curso, foram ofertadas as disciplinas: Ambientação à sala de aula virtual (Moodle); Formação para Docência no Ambiente Virtual Moodle; O conhecimento, o desenvolvimento humano e a aprendizagem na perspectiva histórico-cultural; perspectiva curricular integrada na Educação Profissional da EJA; Letramento na Educação de Jovens e Adultos; e Metodologia de Ensino e Produção de Material Didático.

Na segunda etapa dos cursos, ainda no formato online, foi ofertado o “Curso de Informática Essencial para os estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Redes de Ensino de Goiás” com as disciplinas: Introdução à Informática, Ferramentas de Escritório; Segurança na Internet e Inclusão Digital para discentes de cursos EJA das cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo, Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama e Inhumas. A iniciativa buscou aprimorar a aprendizagem e garantir o desenvolvimento integral dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, contribuindo com a formação e a qualificação profissional dos estudantes da EJA.

Crescimento pessoal e profissional

A aluna Leda Caetano, uma das alunas do curso de Informática, conta que parou de estudar muito cedo, mas aproveitou a chance e voltou a estudar aos 45 anos: “eu parei de estudar muito cedo. Hoje, com 45 anos, resolvi voltar a estudar, para ter mais oportunidade de trabalho. Sempre tinha muita vontade, mas não tinha dinheiro para pagar um Curso de Informática. Quando surgiu a oportunidade, eu fui atrás e consegui”.

Leda relata que com o curso já houve algumas mudanças: “no trabalho, eu já consigo conversar com os clientes pelo e-mail. Estou me sentindo realizada, porque já cheguei a pensar que não tinha capacidade de chegar tão longe. Hoje vejo que só depende de nós assumir o compromisso com a nossa própria formação” Para a aluna, o curso está sendo muito importante, “porque contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional”.

A aluna do curso Clenilde Machado Companheiro Barbosa pontua que, além de retornar aos estudos, com o curso ofertado pelo Projeto, conseguiu perceber que pode ter mais oportunidades no futuro com a sua formação. Nas palavras de Clenilde, “estudei na Escola Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, na EJA/TEC (3º ano). Foi com muita alegria que agarrei esta oportunidade maravilhosa de retornar aos estudos e, principalmente, de entender que terei mais oportunidades após a conclusão do Ensino Médio.”

Analisando o Projeto como um todo, a coordenadora-geral, Kênia Hidalgo, afirmou: “o objetivo foi alcançado, uma vez que os cursos foram ofertados, primando pela qualidade e levando em conta a formação humana integral dos sujeitos da EJA, contribuindo com sua formação profissional”.

Além do curso para alunos da EJA, foram ofertados também na terceira etapa do Projeto novos cursos para servidores da educação. Entre eles estão, os cursos sobre a plataforma Moodle, Ambientação para Educação a Distância: Conhecendo o Moodle; formação para docência; e metodologia de ensino e produção de material didático.

Serviço:

• Solenidade de Encerramento do Projeto Formação
  • Data: 22 de junho
  • Horário: 14h
  • Local: Alfre Hotels Goiânia | Av. República do Líbano, 1613, St. Oeste, Goiânia, GO

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.