Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG oferta 30 vagas para especialização em Inteligência Artificial Aplicada

IFG oferta 30 vagas para especialização em Inteligência Artificial Aplicada

Curso será ministrado gratuitamente no Câmpus Goiânia. Inscrições podem ser feitas até 2 de junho

• Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2023, 12h15
  • Última atualização em Terça, 30 de Maio de 2023, 16h43
Inscrições abertas para a especialização em Inteligência Artificial Aplicada

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), abriu processo seletivo para ingresso no curso de especialização em Inteligência Artificial, no segundo semestre deste ano. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas exclusivamente via internet, até o dia 2 de junho, na página do Centro de Seleção (Estude no IFG), seção “Pós-Graduação”.

Nesta seleção, são disponibilizadas 30 vagas, sendo 10% delas destinadas aos servidores do IFG. A especialização é totalmente gratuita e será realizada em parceria entre os câmpus Anápolis e Goiânia. Para a turma com ingresso no segundo semestre, a execução do curso será coordenada pelo Câmpus Goiânia, onde ocorrerão as aulas de forma presencial.

Público-alvo

O curso terá uma duração máxima de quatro semestres, com carga horária total de 420 horas, sendo 360 horas das disciplinas e 60 horas destinadas às atividades de orientação do trabalho de conclusão de curso (TCC), que poderá ser apresentado como monografia ou artigo científico publicado.

As aulas serão ministradas às quintas-feiras, das 19h às 22h, sextas-feiras, das 15h às 18h e das 19h às 22h e, ocasionalmente, nos sábados no período matutino, durante um período de 12 meses.

A especialização tem como público-alvo preferencial graduados em cursos superiores nas seguintes áreas de formação: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação ou áreas afins.

Para se inscrever, os interessados deverão preencher todos os campos do Formulário Eletrônico de Inscrição, disponibilizado, e submeter eletronicamente os seguintes documentos em formato PDF (frente e verso, quando houver): diploma de ensino superior com reconhecimento feito pelo MEC; histórico escolar da graduação; carteira de identidade ou outro documento de identificação oficial com foto; CPF; e currículo apresentado no modelo da Plataforma Lattes.

Seleção

O processo seletivo será realizado em três etapas: exame da documentação e homologação da inscrição, avaliação de conhecimento e análise curricular. Os candidatos somente serão encaminhados à 2ª etapa caso tenham suas inscrições homologadas na 1ª etapa e somente serão encaminhados para a 3ª etapa os candidatos aprovados na 2ª etapa.

O candidato que não cumprir qualquer uma das etapas estará automaticamente eliminado do processo seletivo. A pontuação final de cada candidato será obtida a partir da soma entre a nota da avaliação de conhecimento e a nota da análise curricular.

Aluno especial

Para o segundo semestre deste ano, serão admitidos até o limite cinco alunos especiais, por disciplina. Os interessados em se matricular como aluno especial deverão encaminhar ao e-mail ia@ifg.edu.br a descrição da disciplina desejada, segundo cronograma do Item 10, assim como toda documentação exigida no artigo 6 do edital. Havendo mais candidatos a aluno especial que o número de vagas, caberá ao professor da disciplina a escolha dos que vão cursar a disciplina, na condição de aluno especial.

Os resultados de cada uma das três etapas do processo seletivo serão disponibilizados na página da seleção, assim como os prazos para apresentação de recursos, de acordo com o cronograma do edital. O resultado final será divulgado em 14 de julho e as matrículas dos candidatos selecionados deverão ser realizadas no período de 1º a 3 de agosto. A previsão é de que as aulas se iniciem no dia 3 de agosto.

Confira o edital de seleção.

Visite o site da área de Inteligência Artificial do IFG: ia.ifg.edu.br .

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.