Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Membros da CPPD apresentam balanço com as principais ações realizadas pela Comissão
Docente

Balanço da gestão 2020-2023 foi apresentado em reunião realizada na Reitoria do IFG

• Publicado: Sexta, 05 de Maio de 2023, 16h28
  • Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2023, 16h00

A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) do Instituto Federal de Goiás (IFG) divulgou o balanço da gestão que estava à frente da instância desde novembro de 2020. A Comissão, cujo mandato terminou no final do mês de abril, se reuniu para mostrar as ações que foram realizadas durante o período da gestão.

A reunião com os membros da CPPD foi realizada no último dia 19 de abril. Participaram do encontro o diretor executivo do IFG, Tauã Assis; os membros da CPPD, Mabel Pettersen Prudente; Juliana Moraes Franzao; Thaisa Cardoso Nascimento Borges; e Wendell Bento Geraldes; e a secretária das comissões institucionais do IFG, Nathalia Barcelos Oliveira.

De acordo com o diretor executivo do IFG, Tauã Assis, a Comissão, ao longo da gestão, foi responsável pelas seguintes ações:

• Instituição do Grupo de Trabalho de Atualização do Regulamento da Classe Titular;
  • Instituição do Grupo de Trabalho de Atualização do Regulamento de Concessão de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC);
  • Instituição do Grupo de Trabalho de Atualização do Regulamento da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD);
  • Participação da CPPD na implantação do Módulo do Plano de Trabalho Docente e Relatório de Atividades no SUAP;
  • Realização contínua das avaliações docentes periódicas;
  • Propositura e início de desenvolvimento de um sistema automatizado de gestão das avaliações docentes periódicas.

Como destacou o diretor executivo do IFG, “a CPPD tem papel fundamental na organização e na gestão da carreira do Professor EBTT atuando em diversas frentes no intuito de articular o trabalho docente”. Tauã Assis ressaltou, também, que “a comissão que encerra seu mandato cumpriu com o papel que lhe competia conforme nossos regulamentos institucionais e agradecemos toda a dedicação e trabalho desenvolvido”.

CPPD

Atualmente, a Lei nº 12.772/12 (alterada pela Lei 12.863/13), artigo 26, institui a CPPD e define as suas atribuições. A Comissão é constituída por meio de eleição e homologada por portaria assinada pela reitora do IFG, para um mandato de dois anos. O processo de consulta à comunidade para a escolha dos novos integrantes da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). A eleição foi realizada no dia 11 de abril. O resultado final divulgado pela Comissão Eleitoral Central pode ser conferido aqui.

Dentre as atribuições da Comissão estão o assessoramento ao colegiado competente ou dirigente máximo na instituição de ensino, para formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente, no que diz respeito ao dimensionamento da alocação de vagas docentes nas unidades acadêmicas; contratação e admissão de professores efetivos e substitutos; alteração de regime de trabalho docente; avaliação do desempenho para fins de progressão e promoção funcional; solicitação de afastamento docente para aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado; e liberação de professores para programas de cooperação em outras instituições universitárias ou não.

Confira a página das Eleições da CPPD 2023

Acesse a página da Comissão: https://ifg.edu.br/comissoes/cppd

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.