Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG vai participar da Agro Centro-Oeste Familiar 2023

IFG vai participar da Agro Centro-Oeste Familiar 2023

Evento é aberto ao público e chega a sua 20ª edição com o tema: Mais comida, menos agrotóxicos

• Publicado: Quinta, 11 de Maio de 2023, 11h50
  • Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 11h48
Participação do IFG na Agro Centro-Oeste Familiar 2019

O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai compor a programação, na próxima semana, da Agro Centro-Oeste Familiar, feira que congrega expositores da agricultura familiar e da economia solidária, realiza cursos, minicursos, palestras, dias de campo, workshops, seminário científico, exposição de tecnologias, cozinha camponesa, fazendinha agroecológica e atividades culturais. O evento será realizado de 17 a 20 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O IFG estará presente com atividades na “Tenda IFG”, sob organização da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A programação da Tenda será composta por rodas de conversa e exposição de produtos, que abordarão temáticas como: segurança alimentar e nutricional; experiências exitosas na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Agroecologia e produção de alimentos; Economia Solidária e ações de extensão desenvolvidas com as comunidades quilombolas etc.

Segundo o Pró-Reitor de Extensão, Willian Batista dos Santos, “as rodas de conversa e a exposição de produtos estão relacionadas a uma ação de extensão desenvolvida nos câmpus do IFG e serão conduzidas por um docente e um discente que vão compor a equipe responsável pela ação”, ressalta o gestor. Ele acrescenta ainda: “A Tenda irá receber estudantes do IFG que realizarão visita técnica ao evento; estudantes de outras instituições, agricultores familiares, associações, cooperativas e comunidade em geral”, afirma.

Willian afirma que a participação do IFG na ACOF 2023 “traz importantes contribuições para divulgar a instituição e o trabalho que vem desenvolvendo no campo da extensão, bem como no ensino e na pesquisa. Além disso, o evento proporciona uma importante experiência formativa para estudantes e servidores, que têm a possibilidade de acessar seminários científicos; minicursos, oficinas, exposição de produtos e diálogos/debates sobre a constituição de políticas públicas relacionadas à produção familiar na região Centro-Oeste”, finaliza.

Confira a programação na Tenda IFG:

18/05/23

Rodas de conversa - Manhã

1. 9h às 10h30- O chão é um ensino: saúde do solo para a transição agroecológica no município de Goiás e região.
    • Patrícia Dias Tavares (Cidade de Goiás)
  2. 10h30 às 12h- Experiência exitosa na execução do PNAE
    • Maria Helena Pereira Magalhães (Uruaçu)

Rodas de Conversa - Tarde

1. 14h às 15h30- Dialogando sobre Segurança Alimentar e Nutricional
    • Camilla Botega Aguiar Kogawa (Goiânia Oeste)
  2. 15h30 às 17h- Plantas alimentícias não convencionais como possibilidade de soberania alimentar
    • Alcyr Alves Viana Neto (Goiânia)

19/05/23

Exposição de Produtos – Manhã

1. Hortaliças e vegetais da agricultura familiar orgânica.
    1. Derick Rezende (Anápolis)

Rodas de Conversa - Manhã

1. 10h às 11h- Quilombos sustentáveis
    • Andreia Alves do Prado (Uruaçu)