Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG está em processo de implantação de nova Plataforma de pesquisa e inovação, a Rede Integra
Pesquisa e Inovação

Ação faz parte de uma seleção realizada por edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)

• Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2023, 14h19
  • Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 11h12
1ª reunião da comissão de trabalho, realizada na reitoria

O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai implantar uma nova plataforma de serviços relacionados à pesquisa e inovação, a plataforma Integra, além de promover internamente e externamente seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que hoje é o Centro de Inovação Tecnológica (Cite) e funciona na Reitoria. As ações resultam de uma seleção em que o IFG foi aprovado, por meio do Edital nº 76/2022 da Setec, do Ministério da Educação (MEC).

Para debater e realizar as ações, foi instituída uma comissão de trabalho, por meio da  Portaria nº 0290/2023. O grupo de servidores técnico-administrativos e professores está realizando as tratativas há alguns meses e no dia 5 de abril foi feita a primeira reunião da comissão, na Reitoria, para consolidar as ideias e alinhar o processo de implantação e de desenvolvimento das ações. Parte da comissão participará de uma capacitação, entre os dias 16 e 24 de maio, para conhecer mais das funcionalidades e do uso da plataforma Integra. Essa capacitação será ministrada aos servidores do IFG pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), instituto que criou a ferramenta e que já faz uso dela.

A participação da Instituição no edital se deu pela busca em avançar com o modelo de inovação e empreendedorismo proposto na Política de Inovação do IFG, instituída pela Resolução 105, de 4 de outubro de 2021. Com a participação da Instituição no edital Setec, o IFG passa a fazer parte da Rede Integra de Inovação, uma rede articulada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e que conta com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal, da Setec e do MEC.

O Edital 76/2022 visa promover a capacitação de NITs ou Agências de Inovação de Instituições da RFEPCT em orientação, assessoria, apoio e gestão das atividades direcionadas ao processo de difusão da cultura da inovação por meio da prospecção tecnológica, Proteção Intelectual (PI), empreendedorismo, Transferência de Tecnologia (TT) e gestão de ativos tecnológicos e de capital intelectual. O edital faz parte do eixo de Articulação e Fortalecimento do programa Novos Caminhos do Ministério da Educação.

Não apenas o IFG, mas outras instituições da Rede também foram selecionadas no referido edital e obtiveram licença de uso não exclusivo da Plataforma Integra. A ferramenta é um sistema para gestão da inovação que permite o aprimoramento dos processos de gerenciamento de dados, informações, processos, produtos e serviços associados aos projetos de pesquisa, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico realizados pelas instituições da RFEPCT. A plataforma no IFG está em fase de implantação, com previsão de lançamento após a capacitação, o cadastramento de informações e ajustes técnicos necessários ao lançamento oficial no âmbito institucional.

Para além da licença da plataforma, o IFG passa a coordenar um Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica, constituído com os parceiros do IFAC, IFBA, IFMS e IFPB, com o objetivo de distribuir funções entre si, promover ações voltadas ao fortalecimento e à consolidação de seus Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). Ao participar da Rede Integra, o Instituto aumenta a visibilidade de seus ativos de inovação, a saber: pessoas, laboratórios, parceiros, parcerias, processos de inovação, tecnologias protegidas, com o objetivo de facilitar a comunicação entre o IFG, a sociedade e a rede federal, viabilizando novas parcerias, desenvolvimento de produtos e processos e respectiva transferência destes para a sociedade.

IFG Produz

É importante ressaltar que o IFG já possui uma plataforma própria e de excelência, que é o IFG Produz. As ações de fortalecimento desta plataforma são contínuas, ampliando as potencialidades e o foco nos processos de pesquisas institucionais. O IFG Produz é um espaço criado com objetivo de conectar os pesquisadores da Instituição, além de apoiar na integração entre eles, instituições, entidades públicas e privadas e a sociedade. A plataforma destaca as produções dos servidores, apoiando na cooperação entre eles, na identificação de colaborados em projetos e ações, além de ser um banco de fontes de pesquisa para profissionais da comunicação e da imprensa.

Veja o resultado do Edital nº 76/2022.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria