Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para atividades de projeto de extensão que propõe educação antirracista
EXTENSÃO

As atividades serão presenciais, no Câmpus Goiânia, e terão início no dia 21 de junho

• Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 12h23
  • Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 15h47

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) conta com um novo projeto de extensão: "Racialidades no Brasil: reflexões, experiências e possibilidades para uma educação antirracista". A ação visa debater sobre a desigualdade racial no Brasil e outros sistemas de opressão que atingem as experiências e cotidianos, promovendo uma educação antirracista. Ao longo dos próximos meses, o projeto realizará rodas de conversa, oficinas e minicursos. A primeira atividade ocorrerá no dia 21 de junho. As inscrições já estão abertas.

Podem participar das atividades formativas membros da comunidade interna e externa ao câmpus, com 18 anos ou mais, conforme delimitado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFG. São oferecidas 30 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. O projeto extensionista prevê a realização de seis atividades, que ocorrerão sempre no turno vespertino, presencialmente no Câmpus Goiânia (Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia-GO). Os participantes receberão certificação, sendo necessária frequência em pelo menos 75% das atividades.

Quem desejar participar do projeto e da primeira oficina “Descolonizar o Ori: práticas ancestrais de corporeidades e estética negra” deve se inscrever preenchendo o formulário online (acesse aqui) até o dia 18 de junho. A oficina ocorrerá no Câmpus Goiânia, das 17h30 às 19h30, no dia 21 deste mês.

O projeto é coordenado pela professora Camila Leopoldina Batista dos Santos e está articulado com a pesquisa "Os impactos de uma ação de extensão desenvolvida no IFG Câmpus Goiânia: por uma educação antirracista", compondo o Programa de Apoio à Pesquisa sobre Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Goiás. As ações do projeto são viabilizadas com recursos do edital 22/2022 PROAPP.

Além da professora Camila Leopoldina, também participam do projeto as professoras Luciene Araújo de Almeida, Maria Cristina Morais de Carvalho, Paula Graciano Pereira e Daniele Gonçalves Dias, o estudante Eliézer Cândido Nascimento, e as participantes do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça e Africanidades (NEGRA) Ana Paula Oliveira Lima, Lavínia Mendes, Maria das Neves Jardim de Deus, Gabriela Conceição da Silva e Karoline Sousa Soares Silva.

Inscreva-se no projeto e participe da primeira oficina.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.