Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Plenária final da revisão do Regimento Geral será em rodadas, nos meses de setembro e outubro
Documentos institucionais

Comissão Sistematizadora definiu novo cronograma. Unidades têm até 10 de agosto para escolher novos delegados, caso seja necessário

• Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 14h32
  • Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2023, 11h50
Revisão do Regimento Geral do IFG

O Instituto Federal de Goiás (IFG) retomou o processo de revisão do seu Regimento Geral, por meio da reconstituição da Comissão Sistematizadora, que já redefiniu o novo cronograma dos trabalhos. A previsão é de que a minuta final do Regimento seja encaminhada ao Conselho Superior (Consup) até o final de novembro, para ser votada no dia 11 de dezembro.

O novo cronograma definido pela Comissão Sistematizadora, ad referundum do Consup, foi aprovado pelo Conselho  (Resolução nº 171)*. Por ele, a plenária final será realizada em até três rodadas, programadas para os meses de setembro e outubro.

As votações nas plenárias serão restritas aos delegados das unidades do IFG (câmpus e Reitoria) e aos delegados natos, que são os membros do Colégio de Dirigentes e da Comissão Sistematizadora (Resolução nº 32/2019).

As unidades têm até o dia 10 de agosto para recompor suas listas de delegados, caso seja necessária a substituição de algum dos que foram eleitos nas plenárias locais, realizadas em 2019. Em 2020, o processo de revisão foi interrompido, em razão da pandemia de Covid-19.

Em decisão por consenso, a Comissão Sistematizadora deliberou pela validação de todo o trabalho já realizado, inclusive a eleição dos delegados de cada unidade. Caso haja necessidade de substituições, as unidades terão autonomia para definir como se dará a escolha, não estando previstas novas plenárias locais.

Cada unidade elegeu três delegados, sendo um representante dos professores, um dos técnicos administrativos e um dos estudantes, com duas exceções: o Câmpus Goiânia teve direito a quatro delegados por segmentos, totalizando 12, e na Reitoria foram eleitos três técnicos administrativos.

A Comissão Sistematizadora também decidiu manter a metodologia do processo de revisão do Regimento Geral (aprovada pelo Consup) e o Caderno de Propostas, resultado da sistematização das proposições discutidas e aprovadas nas unidades.

Retomada

O processo de revisão do Regimento Geral do IFG foi retomado no início deste ano, quando o Consup, por meio da Resolução nº 159, de 22 de março, autorizou a Comissão Sistematizadora a dar continuidade aos trabalhos que tinham sido suspensos em razão da pandemia de Covid-19. A Diretoria Executiva consultou os integrantes e as vagas dos que decidiram não continuar na Comissão foram redefinidas, a partir da indicação de suas respectivas unidades.

A Comissão Sistematizadora, já com os novos integrantes, reuniu-se pela primeira vez no início de maio e identificou a necessidade de rememorar o trabalho desenvolvido anteriormente. Numa segunda reunião, que contou com a presença da reitora, professora Oneida Irigon, o professor Ruberley Rodrigues de Souza (Câmpus Jataí), foi apresentado um histórico das atividades passadas.

Os trabalhos continuaram com a eleição do novo coordenador, Luciano Perilo (Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional/Reitoria), e também da nova secretária, Marisa Vento (Câmpus Aparecida de Goiânia). Na sequência, vieram as discussões sobre metodologia e cronograma de atividades e as deliberações necessárias para a retomada do processo de revisão do Regimento Geral.

O novo coordenador da Comissão Sistematizadora, Luciano Perilo, chama a atenção da comunidade interna para a necessidade de apropriação do Caderno de Propostas, antes da plenária final. “É importante que a comunidade conheça, debata as propostas apresentadas e dialogue com os delegados das unidades”, enfatiza.

Acesse o site da revisão do Regimento Geral: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/62-ifg/a-instituicao/123-regimento-interno

Conheça a metodologia da plenária final: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/123/aprovado%20REGIMENTO%20GERAL%20IFG%20-%20Proposta_Regimento_Plenarias_Locais_18-10-19.pdf

Veja o Caderno de Propostas: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/123/Caderno%20Regimento%20Geral%20-%20Formata%C3%A7%C3%A3o.pdf

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

*No dia 26 de julho, foi publicada a  Resolução nº 171  que atualiza, ad referendum, o Cronograma para revisão do Regimento Geral do IFG.