Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia oferta curso sobre gramática a professores de português das redes pública e privada de ensino
EXTENSÃO

São 40 vagas disponíveis e as atividades do curso serão a distância

• Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2023, 10h53
  • Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2023, 07h56

Professores de língua portuguesa das redes pública e particular de ensino podem se inscrever para o curso livre O ensino de gramática pela perspectiva das práticas de linguagem, ofertado pelo Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). São 40 vagas disponíveis. As inscrições vão até o dia 13 de agosto e devem ser realizadas mediante preenchimento de formulário eletrônico e envio da documentação exigida pelo Edital 16/2023 por meio da página Editais de Curso de Extensão do Câmpus Goiânia.

O curso será realizado a distância e tem o objetivo de oferecer aos professores de língua portuguesa subsídios teóricos e metodológicos para o ensino da gramática articulada às práticas de linguagem. Todas as vagas ofertadas destinam-se à comunidade externa, preferencialmente àqueles que são egressos do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Câmpus Goiânia, bem como aos docentes que recebem estudantes do IFG no programa de Residência Pedagógica. As vagas também podem atender a comunidade interna do câmpus, desde que respeitado o limite de 20%.

A seleção consistirá na classificação dos candidatos pode meio de sorteio eletrônico remoto, a ser realizado no dia 16 de agosto, às 10 horas. A transmissão do sorteio poderá ser acompanhada pelos candidatos por meio de link que será encaminhado aos inscritos.

A divulgação da lista dos classificados em primeira chamada será divulgada no dia 16 de agosto, até as 15 horas, com prazo de matrícula entre os dias 16 e 18 de agosto. Havendo vaga ociosa, o edital prevê convocação para segunda chamada de matrículas no dia 21 de agosto. As atividades do curso iniciarão no dia 23 de agosto.

As atividades do curso serão divididas nas seguintes etapas:

• Etapa 1: Aulas teóricas em uma sala do Moodle em que os participantes terão acesso a vídeos, textos em pdf e atividades; Lives semanais no canal no Youtube do Núcleo de Estudos da Língua em Uso e Interfaces (NELUI-IFG). O suporte, atendimento e acolhimento dos estudantes será feito por meio de tutoria no Moodle e grupo de alunos no WhatsApp;
  • Etapa 2: Elaboração das propostas de intervenção;
  • Etapa 3. Questionário de autoavaliação para o aluno, dos professores e da tutoria desenvolvida ao longo do processo formativo.

As aulas teóricas ocorrerão por meio de lives no canal do NELUI/IFG, das 19h30 às 21h, e o acesso será restrito aos cursistas. Os encontros ocorrerão semanalmente, com o dia de semana definido pelo coletivo dos participantes.

Confira mais informações sobre a seleção.

Inscreva-se até 13 de agosto.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia