Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do IFG representa o Parlamento Juvenil em reunião de Ministros da Educação dos países do Mercosul
Protagonismo juvenil

Alice Vitória do Câmpus Uruaçu esteve ontem, 23/11, na LXIII Reunião de Ministros da Educação dos países do Mercosul em Brasília (DF)

• Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 09h08
  • Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 17h23
A estudante do IFG (Câmpus Uruaçu) Alice Vitória fez a entrega de uma cópia da Declaração Internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul ao ministro da Educação, Camilo Santana.

O Ministério da Educação (MEC) sediou, em Brasília (DF), a LXIII Reunião de Ministros da Educação dos países do Mercosul. Além dos ministros e outros convidados, a estudante Alice Vitória Lino Pires, do curso Técnico Integrado em Química e integrante do projeto Meninas Cientistas do Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Goiás (IFG), participou da reunião representando o Parlamento Juvenil do Mercosul.

A reunião integra o chamado Setor Educacional do Mercosul, que é composto pelos Ministros de Educação dos estados-membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e dos países associados do bloco, que incluem Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

A estudante do Câmpus Uruaçu esteve com ministros da Educação de países do Mercosul e outros que integram o bloco durante LXIII Reunião de Ministros da Educação dos países do Mercosul

A estudante do IFG fez um pronunciamento na reunião, quando enfatizou a importância do Parlamento Juvenil do Mercosul para o diálogo e a troca de experiências, elementos fundamentais na busca, de acordo com ela, “por um mundo mais justo e mais sustentável”.

Durante o seu discurso na LXIII Reunião de Ministros da Educação dos países do Mercosul Alice também destacou que o Parlamento Juvenil do Mercosul é mais que uma “reunião de jovens de diferentes nações. É uma conquista que nos permitiu discutir questões cruciais, como participação cidadã, gênero, jovens e trabalho, inclusão educativa, direitos humanos e integração regional”. A fala da estudante do IFG, Alice Vitória, foi acompanhada pela entrega, por ela, de uma cópia da Declaração Internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul ao ministro da Educação do país, Camilo Santana.

Parlamento Juvenil

Alice Vitória Pires representou o IFG na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que ocorreu entre 27 e 30 de outubro deste ano em Buenos Aires, na Argentina. O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) proporciona aos jovens estudantes de nível médio de escolas públicas dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentive o protagonismo juvenil para geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

O PJM busca dar voz aos jovens, habilitando-os como participantes ativos nos grupos e nas comunidades das quais fazem parte, promovendo e fortalecendo a identidade da juventude e tornando-os cidadãos conscientes dos problemas da região.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria do IFG com fotografias de Luis Fortes (MEC).