Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para o 5º Encontro de Culturas Negras do IFG
Início do conteúdo da página
Cultura e educação

Abertas as inscrições para o 5º Encontro de Culturas Negras do IFG

Paralelamente ao encontro, será realizado o 9º Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais

  • Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 15h39
  • Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 12h33
5º Encontro de Culturas Negras do IFG será realizado em Uruaçu. Inscrições abertas
5º Encontro de Culturas Negras do IFG será realizado em Uruaçu. Inscrições abertas

O Instituto Federal de Goiás (IFG) vai realizar o seu 5º Encontro de Culturas Negras, de 30 de novembro a 2 de dezembro, tendo como anfitrião o Câmpus Uruaçu. Esta quinta edição traz como tema central “Africanidades, Antirracismo e Políticas” e conta com uma programação diversificada, incluindo palestras, debates, rodas de conversas, relatos de experiências, oficinas e atividades artísticas e culturais.

As inscrições para participação foram abertas nesta sexta-feira, 24, e seguem até a data do encontro. Para se inscrever, basta acessar o link do evento no Sugep (https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/9683df60-91ad-4d2c-8731-bb2b53937ebd/inscricao) e preencher o formulário. As inscrições específicas para as oficinas serão realizadas no momento do credenciamento dos participantes.

Entre os debates previstos estão temas importantes como “Reparação Histórica e Racismo Institucional”; “População negra e políticas públicas”; “Ações Afirmativas”, “20 anos Lei 10.639/2003”; e “Liberdade Religiosa e Estado Laico: Povos de Terreiro e Religiões de Matriz Africana”.

Na programação artística e cultural, destaque para o show de abertura, com o grupo Sankofa e Thayná Janaína, seguindo das “Noites Negras”, na Associação Comunidade Quilombola João Borges Vieira, com o show: “Eu nasci do samba não posso parar”, com Milca Francielle e músicos.

No dia 1º de dezembro, além da Mostra Multicultural, haverá Batalha de MCs, desfile, apresentações no Palco aberto e o show “Mundhumano”. Em seguida, nas “Noites Negras”, o show “Benzimentos poéticos”, com Aridan e músicos.

No encerramento, dia 2, um cortejo com a Escola de Samba Beija Flor, de Goiânia, conduzirá a comunidade do campus até a Praça da Bandeira, para o show de encerramento, com o grupo Afoxé Omo Ode e a banda Ilê Aiyê.

Seminário

Junto com o 5º Encontro de Culturas Negras, o IFG vai realizar também o 9º Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais. Os debates serão divididos em seis eixos: 1 - Educação e literatura nas perspectivas decoloniais, 2- Encruzilhadas atlânticas: artes e culturas populares amefricanas e diversidades no contexto brasileiro; 3 - Educação para as relações étnico-raciais, políticas públicas, letramento racial, formação e experiências de docentes de diferentes áreas do conhecimento; 4 - Identidades, corpo e estética: intersecções de raça- etnia, gênero, gerações, sexualidade, classe social, entre outros; 5 - Perspectivas e experiências com o recorte étnico-racial nas áreas de Ciências Biológicas, Exatas, da Saúde e Agrárias e, 6 - Discussões interdisciplinares: trabalhos, relatos e experiências com a temática étnico-racial de todas as áreas do conhecimento.

Da programação, constam ainda os encontros da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) e dos Núcleos de Estudo e Pesquisa de Políticas de Igualdade Racial e de Gênero (NEABIs) do IFG.

 

As mesas de debates terão transmissão ao vivo pelo canal do Câmpus Uruaçu no YouTube.

Confira a programação.

Faça sua inscrição.


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página