Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Encontro de Culturas Negras começa no Câmpus Uruaçu
Início do conteúdo da página
Evento

Encontro de Culturas Negras começa no Câmpus Uruaçu

Evento termina no sábado, dia 2 de dezembro, quando será realizado o 9º Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais

  • Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 10h18
  • Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 14h41
Abertura oficial do Encontro foi realizada no Câmpus Uruaçu
Abertura oficial do Encontro foi realizada no Câmpus Uruaçu

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciou nesta quinta-feira, 30 de novembro, o seu 5º Encontro de Culturas Negras. Depois de alguns anos sem realizar o evento presencialmente devido à pandemia da Covid 19, o Encontro voltou a ser realizado no Câmpus Uruaçu e nesta quinta-feira, 30 de outubro, foi realizada a solenidade de abertura. Nesta quinta edição, o evento vem com o tema “Africanidades, Antirracismo e Políticas” e conta com uma programação diversificada, incluindo palestras, debates, rodas de conversas, relatos de experiências, oficinas e atividades artísticas e culturais.

Participaram da solenidade de abertura do evento a reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon; a diretora-geral do Câmpus Uruaçu, Andreia Alves do Prado; a vereadora e representante da Associação Comunidade do Quilombo Urbano João Borges Vieira; e a secretária de Educação do município de Uruaçu, professora Divina Rosenilde Alves. 

Participaram também da abertura os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira; de Administração, Diego Xavier; de Extensão, Willian Batista dos Santos ; e o diretor executivo do IFG, Tauã Carvalho de Assis, além de alguns diretores-gerais de unidades do IFG, servidores e estudantes da Instituição.  

 

Igualdade racial, debate e reflexão

Em sua fala, a reitora do IFG, professora Oneida Irigon, destacou a importância da realização do Encontro de Culturas Negras presencialmente depois de tanto tempo e falou sobre o significado dele para o IFG. Como ressaltou a gestora, além de se firmar como um compromisso político que trata a respeito da igualdade racial dentro da Instituição, o Encontro é um evento que cria um espaço institucional para o aprofundamento do debate e a socialização de projetos e políticas de acesso que se referem às questões da igualdade racial em educação no IFG, com o objetivo de promover um espaço de reflexão crítica e de fortalecimento da Política de Igualdade Racial na Instituição. 

Diretora-geral do Câmpus Uruaçu, Andreia do Prado, durante a abertura do evento

A diretora-geral do Câmpus Uruaçu e anfitriã do Encontro, Andreia do Prado, em sua fala, rememorou um pouco da história do evento e destacou que o Encontro, que ocorre desde 2014, “mudou a história das comunidades de Uruaçu”, que passaram a ter mais visibilidade no município. A diretora ressaltou que, nesta edição, mais de 20 comunidades tradicionais participam do Encontro. 

Falando sobre o Encontro, a diretora destacou que o evento “tem uma energia muito especial, que faz com que as pessoas se aproximem” e pontuou: “O Encontro faz a gente se aproximar. E realmente a gente precisa estar junto. Isso é muito importante.” Agradecendo os presentes, Andreia também falou da importância da participação de várias pessoas para a realização do evento: “Sem vocês, esse encontro não aconteceria”. 

Durante o primeiro dia do evento, foram realizadas diversas atividades no Câmpus Uruaçu. À tarde, foi realizado o Encontro das Comissões Permanentes de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) e dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFG. Em seguida, aconteceu a mesa de debates “Enegrecendo o serviço público”. Além disso, foi realizada a Mostra Multicultural de Mulheres Negras Mãe Bernadete; a apresentação “Negrinha: uma releitura pelo teatro do oprimido”. Após a abertura do evento, foi realizado o show com Sankofa e Thayná Janaína. 

 

Sankofa e Thayná Janaína se apresentam durante o Encontro

 

Inscrições e programação

Para aqueles que desejarem se inscrever nas atividades do Encontro, as inscrições para participação seguem até este sábado, 2 de dezembro. Para se inscrever, basta acessar o link do evento no Sugep (https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/9683df60-91ad-4d2c-8731-bb2b53937ebd/inscricao) e preencher o formulário. As inscrições específicas para as oficinas serão realizadas no momento do credenciamento dos participantes.

Nesta sexta-feira, estão previstos debates com temas importantes, como “Reparação Histórica e Racismo Institucional”; “População negra e políticas públicas”; “Ações Afirmativas”, “20 anos Lei 10.639/2003”; e “Liberdade Religiosa e Estado Laico: Povos de Terreiro e Religiões de Matriz Africana”. Além das mesas de debates, serão realizadas ao longo do dia diversas atividades culturais. Além da Mostra Multicultural, haverá Batalha de MCs, desfile, apresentações no Palco aberto e o show “Mundhumano”. 

Performance cultural "Corpos d'água" é realizada na abertura do Encontro de Culturas Negras

 

No encerramento, dia 2, será realizado um cortejo com a Escola de Samba Beija Flor, de Goiânia, que conduzirá a comunidade do Câmpus até a Praça da Bandeira, para o show de encerramento, com o grupo Afoxé Omo Ode e a banda Ilê Aiyê.

 

Seminário

Junto com o 5º Encontro de Culturas Negras, o IFG vai realizar também o 9º Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais. Os debates acontecerão no sábado e serão divididos em seis eixos: 1 - Educação e literatura nas perspectivas decoloniais, 2- Encruzilhadas atlânticas: artes e culturas populares amefricanas e diversidades no contexto brasileiro; 3 - Educação para as relações étnico-raciais, políticas públicas, letramento racial, formação e experiências de docentes de diferentes áreas do conhecimento; 4 - Identidades, corpo e estética: intersecções de raça- etnia, gênero, gerações, sexualidade, classe social, entre outros; 5 - Perspectivas e experiências com o recorte étnico-racial nas áreas de Ciências Biológicas, Exatas, da Saúde e Agrárias e, 6 - Discussões interdisciplinares: trabalhos, relatos e experiências com a temática étnico-racial de todas as áreas do conhecimento.


Confira a programação.

Faça sua inscrição.

Veja algumas fotos do evento no Facebook.

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página