Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Editora IFG promove encontro com o Grupo de Escritores Novos
Editora IFG

Editora IFG promove encontro com o Grupo de Escritores Novos

Evento foi mais uma ação em comemoração aos dez anos da Editora IFG

• Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 18h45
  • Última atualização em Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 15h26

O Instituto Federal de Goiás, por meio da Editora IFG, realizou na tarde desta terça-feira, 5 de dezembro, um encontro com os membros do Grupo de Escritores Novos (GEN): Heleno Godoy, Miguel Jorge, Coelho Vaz, Maria Helena Chein e Edir Guerra Malagoni. Além do Grupo, o evento contou também com a apresentação do Coral Viva a Vida, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O encontro, que foi mais uma ação em comemoração aos dez anos da Editora do IFG, foi transmitido integralmente pelo canal da EaD IFG no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=xz5XBOTMDmw

Participaram do evento a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, professora Lorena Pereira de Souza Rosa, e a coordenadora da Editora do IFG, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz. Também prestigiaram o evento o diretor executivo do IFG, Tauã Assis; a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira; o pró-reitor de Administração, Diego Xavier; e a assessora de Relações Institucionais do IFG, Gerley Lopes. Alunos do curso de Licenciatura em Letras, do Câmpus Goiânia, também prestigiaram o evento na Reitoria.

Integrantes do Coral Viva a Vida

Antes da mesa-redonda com membros do GEN, o evento contou com uma apresentação artística do “Coral Viva a Vida”, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O grupo foi conduzido pelo musicoterapeuta Caíque Rodrigues e a fonoaudióloga Patrícia Xavier. De acordo com Caíque, o momento foi bastante especial para os integrantes, pois foi a primeira vez que o grupo saiu para se apresentar fora da OVG.

Amor pela palavra

Em suas falas, Maria Helena Chein e o professor Heleno Godoy falaram um pouco sobre a história do Grupo de Escritores Novos, que foi criado no ano de 1963. Resumindo um pouco dessa trajetória, o escritor Miguel Jorge destacou que o amor pela palavra e pela literatura foi responsável pelo fortalecimento do GEN: “o estudo, o afinco, a dedicação, o amor pela palavra, o amor pela literatura nos fez fortes, íntegros, divisores de água que permanece até hoje”.

O Grupo de Escritores Novos foi criado no dia 9 de agosto de 1963 e o primeiro presidente foi Aldair da Silveira Aires. Bernardo Élis foi escolhido como patrono e o nome “GEN”, com o significado etimológico de origem, matriz, foi sugerido por Luiz Fernando Valladares.

Confira o evento na íntegra no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=xz5XBOTMDmw

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.