Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Partes de um todo - Revista de Educação, Artes e Literaturas” traz a brasilidade como tema este ano
Educação e Cultura

Contos, poesias, crônicas, fotografias, colagens e pinturas produzidas apresentam realidades que só o brasileiro conhece

• Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 09h12
  • Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 14h41
Segunda edição mostra o Brasil sob o ponto de vista dos adolescentes

“Os sons cotidianos da avenida que me despertam todos os dias, o portão da Dona Teresa se abrindo de manhã cedo, o canto do bem-te-vi que se junta com o cocoricar do galo no telhado (...), todos os sinais já indicam que mais um dia começou”. É com a crônica Avenida Brasil, da estudante Luiza Ferreira Torres, que tem início a segunda edição da revista Partes de um todo, fruto de projetos de pesquisa do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás os quais o professor Lemuel da Cruz Gandara integra. Participam desta edição como autores dos textos e imagens, alunos e alunas da primeira série do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Biotecnologia. A publicação, lançada ontem, tem como editores os professores e artistas plásticos Lemuel Gandara e Edson Rodrigo Borges.

Fotografias da aluna Geovanna Martins Souza

A revista, originada a partir das pesquisas Literatura e outras artes no Metaverso: teoria e prática de vanguardas tecnológicas (Edital 4/2022-PROPPG/IFG) e do PIBIC Literatura e outras artes no Metaverso: teoria e prática (Edital 15/2022-PROPPG/IFG), tem livre acesso e o público pode visitar suas páginas na plataforma de publicação digital Issuu, por meio do link https://issuu.com/lemuelgandara/docs/partes_de_um_todo_edicao_2 . Com o dossiê Além do Brasil, seu conteúdo associa textos escritos e imagens produzidas pelos estudantes, que tiveram liberdade para utilizar inteligência artificial, abordando “criativamente o Brasil além dos estereótipos e das preconcepções advindas tanto de seu passado quanto de seu presente em progresso”.

Turma do 1º Biotec e professor Lemuel durante lançamento da edição

Muitos dos participantes estrearam este tipo de produção na segunda edição de Partes de um todo e deixaram transparecer uma certa surpresa e admiração com o material concluído: “Nunca me imaginei fazendo parte de uma revista”, revelou a aluna Déborah Marine Alves de Barros. O trabalho foi realizado durante o ano de 2023, nas aulas de Literatura e Produção de Texto com Gandara. A proposta apresentada foi discutir o que é ser genuinamente brasileiro, com todas as suas contradições. O resultado foi uma coletânea de textos que apresenta memórias da infância para traduzir o “jeitinho brasileiro”, no sentido de improvisação, revelando “aquilo que não é feito para exportação”.

Gandara é presenteado com quadro pelo aluno Ryan Santos da Silva
Gandara é presenteado pelo aluno Ryan Santos da Silva

“Ficou um trabalho muito bonito, com essa parceria intelectual entre mim e ele [Edson Borges], a área da literatura e a área das artes. Teve uma boa adesão dos estudantes, o que foi muito legal também”, disse Lemuel. Além dos editores, para a seleção e coordenação da produção do material, a revista contou com o Conselho Editorial, formado pelos professores Augusto Niemar (Universidade de Brasília – UnB), Janaína Ferreira Fernandes (IFG), Marianne de Almeida Costa (Secretaria de Educação de Goiás) e o doutorando da UnB, Marcos Eustáquio de Paula Neto.

Fotografias da aluna Geovanna Martins Souza

A ideia, segundo o professor Gandara, é que seja uma publicação regular do Câmpus. “A partir de agora, é fazer um projeto especificamente sobre revista, literatura e outras artes. Acho que vai ser importante”, declarou. O professor pretende ampliar o número de participações no próximo ano e afirma que trabalhará para conseguir o código ISSN para a revista, reconhecido internacionalmente como identificação única de uma publicação em série.

Acesse aqui a Edição nº 2 de “Partes de um todo – Revista de Educação, Artes e Literaturas”.

Notícia relacionada:

Revista inédita é publicada por professor e estudantes do Câmpus Formosa

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa