Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Iniciação Científica desenvolve site para a Associação Pestalozzi de Inhumas
Início do conteúdo da página
pesquisa

Projeto de Iniciação Científica desenvolve site para a Associação Pestalozzi de Inhumas

Participaram do projeto estudantes do 2º ano do curso Técnico Integrado em Informática para Internet

  • Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 12h19
  • Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 18h56

 

xxxxx
Imagem da página principal do site criado para a Associação Pestalozzi de Inhumas

O projeto de iniciação científica "Avaliação de sistemas gerenciadores de conteúdo para construção de sites de instituições sociais", desenvolvido no IFG-Câmpus Inhumas sob a coordenação da servidora Viviane Margarida Gomes Pacheco, resultou na criação de um site para a Associação Pestalozzi de Inhumas (www.pestalozzideinhumas.org.br). O lançamento do site será realizado nesta quarta-feira, 13 de dezembro, às 19 horas, durante o evento de confraternização de fim de ano da entidade, no miniauditório do câmpus. 

De acordo com a coordenadora, o trabalho teve o objetivo de elaborar critérios para avaliação de sistemas gerenciadores de conteúdo, do inglês Content Management Systems (CMS), a fim de indicar o mais adequado para a construção de sites de instituições sociais. O resumo do projeto destaca que os sites destas instituições ajudam no cumprimento de suas missões, sendo plataformas importantes para a interação com o público e a realização de transações eletrônicas para, por exemplo, arrecadar doações. Além disso, geralmente, as instituições sociais não dispõem de recursos humanos e financeiros suficientes, logo um CMS intuitivo e financeiramente viável pode colaborar para o crescimento da entidade.

Participaram do projeto de iniciação científica os estudantes: Fabricio Flávio França (bolsista), Henrique Luís Ramos (voluntário), Leandro Henrique Silva Siqueira (voluntário) e Pedro Lucas Tiradentes Erias (voluntário). Todos são discentes do 2º ano do curso Técnico Integrado em Informática para Internet no Câmpus Inhumas. Os servidores Saulo Rodrigues e Silva (técnico-administrativo lotado na reitoria), Elymar Pereira Cabral (docente) e Wesley Pacheco Calixto (docente) foram os coorientadores do projeto, que foi desenvolvido com a participação da equipe da Fábrica de Software do Câmpus Inhumas.

Social

"Considero que o nível da pesquisa foi muito bom, tanto por sua contribuição científica quanto social, uma vez que foi desenvolvida por estudantes do ensino médio integrado ao técnico de Informática para Internet. O grupo de estudantes era muito unido e se empenhou para definir critérios de avaliação dos sistemas gerenciadores de conteúdo,  selecionar os sistemas mais utilizados mundialmente e depois avaliar estes sistemas, indicando o Wordpress ou Wix para ser utilizado por instituições sociais, devido à facilidade de uso, custo viável e garantia de segurança", explica Viviane.

A diretora clínica da Associação Pestalozzi de Inhumas, Dorice Moreira de Melo Klein, destaca que as organizações do terceiro setor, sem fins lucrativos, enfrentam a falta de visibilidade por parte da sociedade, acarretando em desinformação e na estagnação no quadro associativo. "Neste momento, veio em nosso auxílio o IFG, criando a possibilidade dessa autêntica vitrine, por meio da construção do nosso site, que representa um novo portal, mais um acesso, mais uma forma de interação entre a associação e a sociedade que tentamos abraçar. Nossa gratidão eterna ao IFG por essa possibilidade. Se até hoje estávamos 'Promovendo Qualidade de Vida', com o advento deste portal, certamente, promoveremos muito mais", relata Dorice. 

O estudante Pedro Lucas Tiradentes Erias, que participou do projeto, destaca que a iniciação científica contribuiu com a sua formação pessoal por ter mostrado como são importantes e diversificadas as ferramentas para criação de sites. "Foi muito gratificante aprender isso junto aos meus amigos e orientadores, em especial a orientadora Viviane", afirma. Para o estudante Fabricio Flávio França, além de aprender sobre a criação de sites, a iniciação científica ampliou o círculo de amizades e fez com que ele ganhasse confiança para apresentar seminários. 

Um pôster sobre o projeto de iniciação científica "Avaliação de sistemas gerenciadores de conteúdo para construção de sites de instituições sociais "(aprovado no PIBIC-EM - Edital nº 14/2022) foi apresentado no 16º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG, realizado no dia 18 de outubro no HUB Goiás - Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador. 

 A Associação Pestalozzi de Inhumas é uma instituição sem fins lucrativos que atua na proteção social das pessoas com deficiência de Inhumas e região, desenvolvendo ações de promoção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde e da qualidade de vida.

 

(Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Inhumas)

Fim do conteúdo da página