Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidores compartilham informações sobre aposentadoria no primeiro encontro do PPA 2017
Pessoal

A reunião foi realizada no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG e contou com a participação de servidores do IFG e do IF Goiano

• Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 14h21
  • Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 14h21

A aproximação da aposentadoria traz planos, expectativas e medos, que foram expressos por servidores do Instituto Federal de Goiás (IFG) e do Instituto Federal Goiano no encontro do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), realizado na tarde desta quinta-feira, 17, no Câmpus Aparecida de Goiânia. Organizado pela Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS – Reitoria) e pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), a reunião é a primeira de um ciclo de cinco encontros, a ser concluído em dezembro. O Programa é executado pelo IFG desde 2013 e agora conta com parceria do IF Goiano.

A palestra “Envelhecimento e Aposentadoria”, ministrada pela psicóloga Vera Morselli, e dinâmicas de grupo que chamaram à reflexão e ao compartilhamento de sentimentos e informações, marcaram a tarde de dezenas de servidores dos dois institutos. A maioria dos participantes eram pessoas com 50 anos ou mais, ou seja, aqueles que estão se preparando para aposentar.

Qualidade de vida

Vera Morselli colocou como sendo um grande “engano” cultural atrelar a aposentadoria ao envelhecimento. Ela destacou aos participantes da palestra que as duas situações são processos diferentes. Vera falou das mudanças físicas e psicossociais do processo de envelhecimento e da importância de se preparar para viver a aposentadoria com mais qualidade de vida, considerando genética, o meio social e o meio cultural.

“Os cuidados com a saúde e com a alimentação não podem começar somente quando chega a velhice”, destacou a psicóloga. Ela alertou também para a necessidade de preparação financeira, considerando que para muitas pessoas a aposentadoria pode representar queda de rendimentos e aumento de despesas. A vida sexual na velhice também foi assunto tratado na palestra, ressaltando aos presentes que é importante considerar o tipo de companhia e relacionamento que faz cada pessoa sentir-se bem, sem fazer comparação com o sexo praticado na juventude.

A abertura do encontro foi feita pela psicóloga e coordenadora do Programa de Preparação para a Aposentadoria, Thaís Oliveira. Compuseram a mesa de abertura da reunião, o pró-reitor substituto de Desenvolvimento Institucional, Amaury França Araújo, a diretora-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, Ana Lucia Siqueira de Oliveira, a diretora substituta da Diretoria de Recursos Humanos do IFG, Sandra Abadia Ferreira, e o gestor do SIASS, Mário Raimundo dos Santos Neto.

O pró-reitor Amaury França Araújo parabenizou os organizadores do encontro. “É muito importante preparar os servidores para enxergar o futuro de uma forma diferente”, destacou. A diretora-geral Ana Lucia Siqueira comentou que o Instituto Federal de Goiás conta atualmente com muitos novos servidores e ao mesmo tempo com aqueles que doaram parte significativa de suas vidas à Instituição. Ela parabenizou o SIASS pela realização dos encontros e pela parceria com o IF Goiano.

A parceria também foi elogiada pela diretora Sandra Ferreira, que destacou a importância do Programa para os servidores. O gestor Mário Raimundo elogiou o fato de as duas instituições valorizarem as ações relacionadas à qualidade de vida do servidor. As dinâmicas de grupo foram conduzidas pelas psicólogas Isabela Pimentel Lemos e Rose Helen Shimabuku. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação, João Pires, também esteve presente e falou aos participantes sobre questões políticas e econômicas da conjuntura nacional.

Cronograma

O projeto do Programa de Preparação para Aposentadoria do IFG foi executado em 2013 e em 2016. O ciclo de encontros em 2017 é feito em parceria com o IF Goiano e com a coordenação de Recursos Humanos do IFG - Câmpus Goiânia. Os encontros do PPA são abertos a todos os servidores interessados. As próximas reuniões e temas a serem abordados são os seguintes:

14 de setembro - das 14 às 17 horas – IFG/Câmpus Goiânia - Terá como tema o mapeamento das relações sociais antes e depois da aposentadoria.
19 de outubro - das 14 às 17 horas - Reitoria do IF Goiano. O tema a ser abordado será legislação previdenciária e planejamento financeiro.
23 de novembro - das 14 às 17 horas – IFG/Câmpus Goiânia. Vai tratar de alimentação saudável no contexto do PPA.
7 de dezembro - das 9 às 17 horas – Clube do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação (SINT-IFESgo). Confraternização, apresentação dos planos individuais de aposentadoria e feira de produtos artesanais.

Acesse as Imagens do encontro

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia.